Dentre tantos veículos que marcaram os anos 80 e 90, a Fiat Elba tem um espaço especial na memória de seus antigos donos, além dos nostálgicos que mantêm um exemplar na garagem até os dias atuais.
Rival de modelos como Chevrolet Marajó e Volkswagen Parati no ramo das peruas, a extensão do tradicional Uno era o veículo de passeio perfeito para muitas famílias e dispunha de um porta-malas de 780 litros, até ser substituído nas fábricas pelo Palio Weekend, em 1997.
Classificada como “perua compacta”, a Elba foi produzida em solo brasileiro durante dez anos (1986-1996) pela montadora italiana e teve diversas versões. A maior variação era na potência do motor, ficando sempre entre 1.3 e 1.6, além das inovações tecnológicas da época, como a injeção eletrônica, que foi introduzida em 1993 nos carros-chefes da Fiat.
O veículo foi inclusive parte de uma polêmica envolvendo o então presidente do Brasil, Fernando Collor, quando o governante foi acusado de crime de responsabilidade por ter usado cheques fantasmas para pagar dívidas pessoais, como o modelo da Fiat. O caso mais tarde levou ao seu impeachment.