Ao abastecer o veículo, você sempre se depara com avisos como esses: “desligue o motor”, “proibido o uso de celular” e “proibido fumar”. Essas placas são obrigatórias e todos os donos de postos de combustíveis devem colocar em local que o motorista visualize com facilidade.
Essas recomendações são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e foram feitas para evitar o risco de explosão em postos e garantir a segurança dos consumidores. Porém, muitas pessoas ignoram essas determinações e não sabem o motivo das regras.
Pensando na segurança do cliente e para solucionar algumas dúvidas, resolvemos explicar algumas dessas placas:
Placa – Proibido Fumar/ Proibido o uso de celular/ Desligue o motor
Durante o abastecimento, os gases liberados pelos combustíveis ficam concentrados aproximadamente a 7,5 metros da bomba e podem explodir em contato com chamas ou faíscas. Segundo estudos, ao ligar ou desligar o celular existe uma transmissão de energia e é nesse momento que o fato de apertar o botão do aparelho se torna perigoso.
Sobre o motorista sair do veículo, não há uma exigência, mas é recomendado que faça isso durante o abastecimento, principalmente se estiver em cima de uma moto. Existe o risco de a pessoa aspirar o vapor dos gases liberados pelos combustíveis. Isso faz mal à saúde.
Vale lembrar também que existem leis regionais sobre o assunto. Cada região determina as regras e as punições ao estabelecimento e a pessoa que descumprir as normas.
Informativos – Etanol/Gasolina, Gasolina Aditivada e Óleo Diesel
Essas duas placas são importantes e determinam os procedimentos de emergência em caso de ingestão e/ou inalação de combustíveis. Por isso, é importante ficar atento aos avisos e no caso de acidentes, socorrer a vítima o mais rápido possível.
A Ruff preza pela segurança!
Fonte: G1/ANP