Óleo Diesel S50 e S10, um passo a favor da responsabilidade socioambiental

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou em 1986 o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), com o intuito de regulamentar e diminuir os índices de poluição no país. Com esse programa, a organização tem trabalhado para que os níveis de enxofre emitidos por automóveis movidos a Óleo Diesel sejam reduzidos.

No momento as mortes causadas por esse tipo de poluição do ar são altíssimas e para reduzí-las as metas e projetos a respeito devem ser cumpridas e estimuladas pelo próprio mercado. Segundo o pesquisador Paulo Saldivia, da faculdade de medicina da USP, estima-se que até 2030 ocorrerão cerca de 25 mil mortes só na capital paulista, causadas pela a poluição, isto sem contar outros tipos de combustíveis e poluentes.

Atualmente, são comercializados principalmente os tipos de diesel S1.800 e S500. Seu nome indica a quantidade em partes por milhão (ppm) de enxofre em sua composição, ou seja, o S1.800 tem 1.800 ppm de enxofre.

Observando essa situação, o Conama estabeleceu que as composições de diesel S50 e S10 devem ser produzidas e comercializadas obrigatoriamente em 2012 e 2013 respectivamente. Já em 2014 o diesel S50 será substituído pelo S10. Essas determinações trazem mudanças a todos os envolvidos como distribuidoras de combustíveis, donos de postos, refinarias e montadoras de automóveis.

O que muda?

Como essas novas composições serão comercializadas obrigatoriamente, as refinarias terão que fazer adaptações para produzir diesel com quantidade reduzida de enxofre. Afinal, o refino do S50 e do S10 exige uma tecnologia específica.

Para as montadoras será obrigatória a comercialização de automóveis com motores ciclo diesel especial (P6) que será compatível ao S50 e ao S10 a partir de janeiro de 2012. Está determinado também que os caminhões e carros movidos a diesel com motor atual não serão mais comercializados. Porém as composições S1.800 e S500 continuarão a ser comercializadas para suprir a frota atual brasileira.

Em relação aos postos, serão necessários investimentos para instalar tanques especiais para armazenar essas composições, pois os combustíveis são altamente corrosivos e só podem ser armazenados e utilizados em tanques compatíveis. Inicialmente, é aconselhado que os postos de combustíveis em estradas e grandes rotas de transporte façam esse investimento, afinal a demanda será maior nesses locais devido aos veículos movidos a diesel se concentrarem mais nessas áreas. Essa adaptação deve ser feita já em 2011, especialmente porque pode demorar a ser executada, uma vez que os veículos e o combustível S50 serão comercializados em 2012.

Assim como os postos, as distribuidoras também terão que investir em novos dutos e caminhões-tanque especiais para transportar esses novos tipos de diesel em função da facilidade de contaminação.

Por que investir?

Os automóveis serão obrigatoriamente montados com novo motor, por isso o distribuidor ou posto que não procurar se adaptar corre grandes riscos de perder mercado. Como todos os novos veículos utilizarão essas composições, eventualmente a maior parte da frota terá esse novo motor, fazendo com que os que se adaptaram desde o começo tenham grandes chances de fidelizar seus clientes.

Como será o preço?

As composições do tipo S50 e S10 sofrerão um aumento de centavos no inicio de sua comercialização, devido a sua baixa procura. Esse valor estará sujeito a mudança de acordo com o aumento da demanda e as possíveis tendências desse mercado.

Por isso, se você pretende comercializar ou até utilizar esse diesel menos prejudicial ao meio ambiente continue acompanhando essas mudanças. A Ruff como uma empresa que preza pela responsabilidade socioambiental, apoia essas iniciativas e já tem planos de construção de novos dutos para comercializar esse produto e contribuir com essa nova demanda de mercado.

2011-03-29T00:00:00-03:0029 de março de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?