Há diferenças entre gasolina comum ou aditivada? A resposta é “sim”. Portanto, conhecê-las a fim de escolher a melhor opção é importante para garantir o bom rendimento do veículo. Além disso, a escolha certa também previne possíveis problemas e economiza na manutenção. Confira a seguir a diferença da gasolina comum para aditivada.
Gasolina aditivada ou comum no Brasil
Uma dúvida de muitos motoristas na hora de abastecer é: gasolina comum ou aditivada? Se você é uma dessas pessoas, não tem problema! Separamos algumas informações importantes para te ajudar a esclarecer essa questão.
A gasolina brasileira
A gasolina é um combustível derivado do petróleo. Ou seja, ela é composta por uma mistura complexa de hidrocarbonetos.
Sendo assim, antes de chegar ao consumidor final, ela é elaborada em refinarias, centrais petroquímicas ou formuladores. Nesse ínterim, no Brasil, seu padrão internacional de qualidade é monitorado e fiscalizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A gasolina transportada e comercializada por aqui é classificada em tipo A e C:
- Gasolina A é vendida por produtores e refinarias, portanto, ela não tem adição de etanol.
- Gasolina C é aquela vendida nos postos de combustíveis, ou seja, tem adição de etanol anidro.
Para se ter uma ideia, em 2017, foram comercializados 136.025 bilhões de litros de combustível no Brasil. Dessa quantidade, 44.150 bilhões de litros foram só de gasolina C.
Assim sendo, fica aqui a primeira informação sobre a gasolina comum e a aditivada: ambas são gasolinas tipo C, pois ambas recebem etanol anidro na mistura. Aliás, aqui no Brasil, elas possuem a mesma quantidade de etanol: 27%.
Octanagem: qual gasolina é melhor, comum ou aditivada?
A octanagem é a capacidade que o combustível tem de resistir ao aumento de pressão e temperatura quando em contato com o ar. Ou seja, quanto maior a octanagem, mais o combustível é resistente à possibilidade de detonação. Em outras palavras, na prática, uma octanagem maior traz mais rendimento ao combustível.
Aqui vemos não uma diferença da gasolina aditivada para a comum, mas sim outra semelhança:
- Comum (cor amarelada) tem octanagem 87.
- Aditivada (recebe corante, normalmente verde) também tem octanagem 87.
- Super, plus ou semelhante (recebe corante, normalmente azul) têm octanagem entre 91 e 92.
- Premium (recebe corante, normalmente laranja ou roxo) tem octanagem mínima 95, mas a maioria fica entre 102 e 103.
Isso desmistifica o boato de que os aditivos inseridos na gasolina aumentam a sua octanagem. Porém, já que elas têm o mesmo valor, gasolina comum ou aditivada, qual rende mais? Confira adiante.
A diferença da gasolina comum para aditivada
A grande diferença da gasolina comum para aditivada é que a gasolina comum leva apenas etanol anidro na mistura. Por sua vez, a gasolina aditivada leva etanol anidro e outros aditivos (daí seu nome).
Os aditivos que a gasolina pode receber são o grande segredo do mercado. Cada marca, distribuidora ou refinaria possui seus próprios aditivos. É isso que torna a gasolina aditivada de cada bandeira diferente.
Pode-se dizer, portanto, que a gasolina comum é “a mesma” entre todos os postos. Porém, para a gasolina aditivada, escolher uma marca de qualidade é fundamental.
Sendo assim, tanto a gasolina que comumente chamamos de “aditivada” quanto suas superiores (super, plus, premium, etc.) possuem aditivos. Porém, neste texto, estamos falando desse primeiro tipo, o mais… comum das gasolinas aditivadas.
Aditivos: o que é gasolina aditivada?
Como falamos, cada marca coloca aditivos próprios em sua gasolina aditivada.
Antigamente, os aditivos precisavam ser registrados na ANP. Porém, desde 2017, o registro se tornou dispensável. A agência entendeu que a informação era desnecessária e significava um custo extra regulatório, uma vez que ela já fiscaliza a qualidade dos combustíveis.
Sendo assim, contanto que esse combustível esteja adequado às normas da ANP, especificamente quais aditivos são utilizados, em qual quantidade e qual suas finalidades podem variar muito.
Alguns tipos são:
- Oxigenantes, que reduzem a emissão de poluentes.
- Antioxidantes, que previnem ferrugem nos motores.
- Detergentes e dispersantes, que ajudam a limpar os motores de possíveis resíduos.
- Antidetonantes, que atrasam a ignição do combustível, reduzindo a “batida” dos motores.
- Corantes, utilizados, como já mencionamos, para diferenciar os tipos de gasolina;
- Lubrificantes, que buscam aumentar a vida útil dos motores.
- Desativadores de metais, que diminuem os resíduos metálicos no combustível;
- Anticorrosivos, que protegem os motores de deteriorar.
Cada marca de combustíveis pode adicionar qualquer proporção, variedade e/ou combinação desses aditivos. Também vale dizer que suas composições químicas são secretas, muitas delas sendo produtos registrados.
O que é gasolina aditivada misturada na bomba?
Talvez você já tenha ouvido falar de alguns postos que fazem a mistura da gasolina diretamente na bomba de combustível. Se este for o caso, fuja!
Misturas que acontecem nos postos de abastecimento, não só não têm garantia de qualidade como também são ilegais no Brasil e em boa parte do mundo. Ou seja, “mistura direto no posto“ nada mais é que adulteração de combustível. Você pode conferir as normas de qualidade da gasolina na Resolução nº 807, de 2020, da ANP.
Diferença da gasolina aditivada para aditivos complementares
Muitos postos, oficinas, trocas de óleo e similares oferecem aditivos para combustível.
Esses produtos costumam vir em embalagens de plástico, prometendo aumentar a durabilidade do motor, reduzir consumo e muitas outras coisas. A maioria deles é feito para ser colocado diretamente no tanque de combustível, nos reservatórios de fluídos e, alguns, junto ao óleo de motor.
Dentre esses, há produtos de qualidade. Eles realmente apresentam resultados positivos para quem os utiliza. Porém, esses aditivos não são os mesmos que os encontrados na gasolina aditivada. Também não são os mesmos produtos utilizados na armazenagem do combustível.
Além de aplicações diferentes, suas composições e propriedades químicas são diferentes. Isso se mantém verdade mesmo que seus benefícios (aumentar a durabilidade do motor, por exemplo) sejam os mesmos.
Em outras palavras, abastecer o carro com gasolina comum e colocar um aditivo individual em seguida não é a mesma coisa que abastecer com gasolina aditivada.
Gasolina aditivada ou comum: pode misturar?
Já falamos sobre misturar gasolina e etanol aqui em nosso blog. Porém, e a mistura entre gasolina aditivada e comum, pode?
De forma direta: pode. Não vai estragar o motor ou ter grande impacto negativo no consumo. Entretanto, também não há grandes vantagens em misturá-las.
Uma vez que elas têm a mesma quantidade de etanol anidro e a mesma octanagem, a única diferença será a presença dos aditivos. Porém, já que haverá uma quantidade proporcional maior de gasolina e etanol para a quantidade de aditivos, seus benefícios ou não serão tão bem aproveitados ou poderão nem ter efeito.
Por isso, conhecer os tipos de combustível, seja a diferença da gasolina comum para aditivada, seja entre a gasolina, o etanol e o diesel é importante.
Qual escolher: gasolina comum ou aditivada?
De forma geral, veículos mais modernos — sejam eles carros, motos, caminhões ou outros — lançados nos últimos 20 ou 30 anos, lidam muito bem com ambos os tipos de gasolina. Porém, o recomendado é pela gasolina aditivada.
Isso se dá justamente por conta dos aditivos, que auxiliam na preservação do motor, reduzem o consumo de combustível e produzem menos gases poluentes.
Por sua vez, para veículos mais antigos, o indicado é a gasolina comum. Neste caso, o motivo é justamente a tecnologia que esses veículos possuem em termos de mecânica, elétrica e eletrônica. Por terem esses componentes menos avançados, o uso dos aditivos pode causar problemas.
Há, entretanto, formas de garantir o bom uso da gasolina aditivada mesmo em veículos antigos, como veremos adiante.
Veículos flex: qual gasolina é melhor, comum ou aditivada?
Um veículo flex é aquele que aceita tanto gasolina quanto etanol hidratado. Sendo assim, na hora de abastecê-los, pode-se misturar esses dois combustíveis em qualquer proporção.
Entretanto, tal qual mencionamos acima, quando falamos de misturar gasolina comum com aditivada, não necessariamente isso terá efeitos positivos, apesar de não haver contraindicação. Atente-se sempre com a qualidade do combustível utilizado — seja gasolina comum, aditivada ou etanol — e use o que é melhor para o seu veículo.
Por sua vez, para os veículos flex, a escolha entre gasolina comum ou aditivada é a mesma que para veículos não flex: se seu veículo for mais novo, prefira a aditivada; caso contrário, prefira a gasolina comum ou realize os procedimentos que falaremos a seguir.
Qual a melhor gasolina, comum ou aditivada, para carros híbridos?
Veículos híbridos vêm ganhando cada vez mais destaque no mundo. Isso se dá pelas suas diversas vantagens, por exemplo:
- melhor consumo de combustível;
- produção reduzida de poluentes;
- menos chances de superaquecimento;
- redução da possibilidade de pane seca;
- melhor eficiência energética.
Claro que há um longo caminho até os veículos híbridos se tornarem viáveis para todos os tipos de situações. Porém, com os avanços tecnológicos, as perspectivas são boas. Mas, afinal de contas, qual a melhor gasolina para um carro híbrido?
A gasolina aditivada é a melhor opção. Carros, motos, caminhões e outros veículos híbridos são extremamente modernos. Portanto, tal qual falamos acima, contar com os benefícios dos aditivos da gasolina aditivada é a melhor opção.
Em segundo lugar, há também os carros híbridos flex. Ou seja, que tem dois motores: um a combustão — que pode usar gasolina ou etanol — e um elétrico. Nesses casos, tal qual acontece com veículos flex não-híbridos, o etanol pode ser a melhor opção.
Confira sempre o manual do proprietário e, na dúvida, converse com a marca do veículo.
Fazendo a troca de gasolina comum para a gasolina aditivada
Tirando casos específicos e veículos muito mais antigos, é perfeitamente possível fazer completamente a troca da gasolina comum para a gasolina aditivada. Entretanto, se o veículo usava exclusivamente gasolina comum, essa troca deve ser gradativa.
O principal motivo é porque o uso da gasolina comum tende a gerar mais resíduos. Isso vale tanto para o motor quanto para a injeção (ou carburação) e demais peças que lidam com combustível.
Quando há a troca brusca da gasolina comum pela aditivada, esta terá uma ação de limpeza de todo o motor do veículo. Com isso, os resíduos depositados pela gasolina comum irão se soltar e podem entupir válvulas, tubos, canos e outras peças.
Então, essa movimentação de resíduos irá:
- Causar a produção de mais poluentes.
- Ser expelida pelo escape, produzindo sujeira e espalhando resíduos por outras partes e peças do veículo.
- Levar à uma consequente queda de eficiência, aumentando o consumo do veículo.
- Deixar o motor mais sujeito a falhas mecânicas e elétricas.
Entretanto, para quem não quer fazer a troca gradual, uma alternativa é fazer a limpeza do sistema de combustão. Desse modo, todas as peças do veículo são limpas e não haverá o problema de realizar a troca pela gasolina aditivada.
Outros equipamentos: qual tipo de gasolina escolher?
Carros, motos, caminhões e até bicicletas podem ter motores a combustão e utilizar gasolina. Entretanto, não são os únicos tipos de equipamentos que o fazem. Máquinas de cortar grama, compressores, geradores de energia e motosserras são alguns dos exemplos que também consomem esse tipo de combustível.
Sendo assim, para esse tipo de ferramenta, o que é melhor: gasolina comum ou aditivada?
A maioria dos fabricantes recomenda usar unicamente a gasolina comum para seus equipamentos. Isso acontece porque, como mencionamos, a gasolina comum é a mais indicada para motores mais simples, brutos e com menos tecnologia embarcada. Esse é o caso dos motores dois tempos, muito usados em ferramentas agrícolas e em kits de conversão para bicicletas motorizadas e mobiletes.
Isso não quer dizer que abastecer esses equipamentos com gasolina aditivada irá estragá-los logo de cara. Porém, pode sim haver problemas futuros, especialmente se essas ferramentas já usavam gasolina comum antes e foi feita a troca pela aditivada.
Gasolina comum ou aditivada: qual rende mais?
Eis uma dúvida recorrente: a gasolina comum ou aditivada que faz mais km por litro?
A resposta é um fatídico “depende”. Isso porque há uma grande quantidade de variáveis envolvidas no consumo final de um veículo, por exemplo:
- qual tipo de motor utilizado;
- qual a potência do motor;
- em quais condições de vias e trânsitos o veículo está trafegando;
- como está a manutenção periódica do veículo;
- a condição dos pneus e rodas utilizadas;
- temperatura ambiente;
- qual a formulação exata do combustível escolhido;
- como é o estilo de direção do motorista;
- entre muitos outros.
Em suma, é possível fazer ter um excelente rendimento tanto com a gasolina comum quanto com a gasolina aditivada. Semelhantemente, é possível ter um péssimo consumo por litro com ambas também.
Conforme mencionamos, veículos mais modernos tendem a performar melhor com gasolina aditivada; por sua vez, os veículos mais antigos tendem a rodar melhor com a gasolina comum. Porém, isso não é uma regra.
Além disso, vale mencionar que a maioria dos veículos flex mais recentes têm uma performance melhor com o etanol e não com qualquer tipo de gasolina.
Por fim, vale também dizer que gasolinas aditivadas mais completas, como a super e a premium, que possuem octanagem maior, tendem a ter um rendimento melhor. Além disso, por também terem aditivos, os benefícios desses produtos também estão presentes nessas gasolinas.
Dica para abastecer com gasolina comum ou aditivada
Abastecer em um posto de confiança é a melhor forma de evitar prejuízos, não importando o tipo de gasolina escolhida. Assim, você não corre o risco de comprar combustível adulterado e prejudicar tanto o desempenho quanto as peças do veículo.
Por sua vez, uma dica de ouro é abastecer o reservatório de partida a frio sempre com gasolina aditivada. Isso ajuda a evitar o acúmulo de resíduos em todo o sistema mecânico do veículo.
Também torna a partida a frio mais fácil, reduzindo o desgaste dos componentes elétricos e mecânicos. Dessa forma, a longevidade das peças do veículo também aumenta.
O reservatório de partida a frio fica junto ao motor do veículo; dessa forma, seu acesso ou é feito pelo capô do carro ou, em alguns casos, por meio de um acesso dedicado. Portanto, para encontrá-lo, basta conferir o manual do veículo.
De forma semelhante, confira no manual e no próprio reservatório quais os níveis mínimo e máximo de combustível que deve estar presente nele. Checar esse detalhe com regularidade é importante tanto para o uso diário do veículo quanto para sua manutenção.
Qual a melhor gasolina, aditivada ou comum?
Neste artigo trouxemos diversas informações sobre as gasolinas comum e aditivada. Como vimos, cada uma delas possui formulações diferentes. Dessa forma, ainda que possam ser usadas de forma intercambiável, há, também, usos mais recomendados para cada uma delas.
Portanto, perguntar qual a melhor gasolina é, na verdade, a pergunta errada. A pergunta certa é “esta gasolina é de qualidade”?
Para responder a esta pergunta, é importante checar diversos fatores:
- Como é a reputação dessa bandeira de combustíveis?
- E a reputação do posto de gasolina especificamente?
- O posto segue os protocolos de segurança?
- Seus equipamentos e instalações estão com a manutenção em dia?
- Caso você já tenha abastecido nessa mesma bandeira e posto, como foi o rendimento do seu veículo?
Investir em um posto de gasolina é algo que requer ética, determinação, inteligência e comprometimento com qualidade. Porém, infelizmente, sabemos que há muitas pessoas que utilizam esses estabelecimentos para tentar prejudicar e enganar os consumidores.
Sendo assim, sempre escolha um combustível a partir da qualidade do mesmo. Neste aspecto, a escolha entre gasolina comum ou aditivada é secundária.
Siga a RUFF para ter as melhores informações sobre combustíveis
Aqui na RUFF, desenvolvemos há décadas um trabalho comprometido com a qualidade. Isso vale tanto para nossos serviços e combustíveis quanto para nosso blog e redes sociais.
Por isso, se você está buscando o melhor conteúdo sobre gasolina, etanol, cuidados com o carro, entre outros, siga nosso Facebook e Instagram.
Dessa forma você receberá em primeira mão todas as novidades sobre o mercado de combustíveis, saberá quando publicarmos um novo artigo e poderá acompanhar nossas ações.
RUFF, energia para superação.