Não é nenhuma novidade dizer que o ser humano gosta de praticar esportes, pois é um entretenimento capaz de fazer bem para o corpo e mente. Porém, alguns deles vão além do simples bem-estar, mexendo com nossos hormônios e nossa adrenalina. Estes são os esportes radicais, que trazem à tona o medo, a ameaça, o desafio, e a superação.
Entre os diversos tipos de esportes radicais, existem os que são praticados com automóveis. Estes surgiram a partir da vontade do ser humano de utilizar toda a potência de seu veículo, toda sua velocidade e as habilidades que não se pode testar no dia a dia, acrescidas à criatividade e aventura. Entre os esportes radicais com automobilísticos mais famosos estão:
Rally, Rali ou Rallye: é uma competição automobilística disputada em vias públicas ou privadas, geralmente com veículos modificados ou especiais para esse esporte, como Pickups, motos, caminhões e SUVs. O Rally não é praticado em autódromos, e sim num formato ponto-a-ponto no qual os participantes e seus co-pilotos dirigem entre pontos determinados (estágios). Existe o Rally de Velocidade, no qual o vencedor é o que percorre o trecho no menor tempo possível; e o Rally de Regularidade, no qual o vencedor é o que percorre o trecho num tempo mais próximo do predeterminado.
Motocross, MX ou MotoX: modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas off-road, em pistas de terra vermelha batida, com curvas, declives e rampas. Dentro dessa categoria, existe o Arenacross, o Trial, o Enduro e, o mais novo esporte, Freestyle Motocross (FMX), que consiste apenas na execução de manobras acrobáticas enquanto salta de moto, sem ter uma corrida ou trecho estipulado.
Globo da Morte: é um esporte praticado numa espécie de jaula em forma de esfera de aço, onde alguns motoqueiros (geralmente de 4 a 5) andam com suas motos por dentro dela. É um esporte que se tornou, inclusive, atração de circos. A todo momento há o perigo de colisão frontal entre os motoqueiros, fazendo deste um dos mais arriscados esportes radicais.
Zerinho: manobra que recentemente adentrou o grupo dos esportes radicais, com competições de âmbito internacional. Praticado com carros e motocicletas, o zerinho consiste em frear e acelerar a moto ao mesmo tempo, levando-a a um giro 360° em movimento.
Wheelie, Wheeling ou Stunt: um dos esportes radicais em que mais se exige força e equilíbrio. O termo Wheelie quer dizer empinar, e a atividade consiste em empinar a moto controlando o freio traseiro. No Brasil, a modalidade tem crescido e conquistado o público.
Drift ou Drifting: é uma técnica de direção de carros ou motos que consiste em deslizar nas curvas com a traseira escapando, girando o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta à curva, controlando o nível de derrapagem. Com isso, o carro anda, derrapa, e desliza de lado.
Os esportes radicais com automobilísticos estão cada vez mais comuns no Brasil, com técnicas apropriadas e aperfeiçoadas, formando e revelando campeões. Mas, com certeza, para praticar esses esportes radicais é preciso muita energia para superação! E você, gosta de esportes radicais? Quem sabe, um dia, não vira um grande campeão? Confira um pouco mais no vídeo abaixo.