Você curte esportes radicais com automobilísticos?

Não é nenhuma novidade dizer que o ser humano gosta de praticar esportes, pois é um entretenimento capaz de fazer bem para o corpo e mente. Porém, alguns deles vão além do simples bem-estar, mexendo com nossos hormônios e nossa adrenalina. Estes são os esportes radicais, que trazem à tona o medo, a ameaça, o desafio, e a superação.

Entre os diversos tipos de esportes radicais, existem os que são praticados com automóveis. Estes surgiram a partir da vontade do ser humano de utilizar toda a potência de seu veículo, toda sua velocidade e as habilidades que não se pode testar no dia a dia, acrescidas à criatividade e aventura. Entre os esportes radicais com automobilísticos mais famosos estão:

   Rally, Rali ou Rallye: é uma competição automobilística disputada em vias públicas ou privadas, geralmente com veículos modificados ou especiais para esse esporte, como Pickups, motos, caminhões e SUVs. O Rally não é praticado em autódromos, e sim num formato ponto-a-ponto no qual os participantes e seus co-pilotos dirigem entre pontos determinados (estágios). Existe o Rally de Velocidade, no qual o vencedor é o que percorre o trecho no menor tempo possível; e o Rally de Regularidade, no qual o vencedor é o que percorre o trecho num tempo mais próximo do predeterminado.

motocross   Motocross, MX ou MotoX: modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas off-road, em pistas de terra vermelha batida, com curvas, declives e rampas. Dentro dessa categoria, existe o Arenacross, o Trial, o Enduro e, o mais novo esporte, Freestyle Motocross (FMX), que consiste apenas na execução de manobras acrobáticas enquanto salta de moto, sem ter uma corrida ou trecho estipulado.

globo da morte   Globo da Morte: é um esporte praticado numa espécie de jaula em forma de esfera de aço, onde alguns motoqueiros (geralmente de 4 a 5) andam com suas motos por dentro dela. É um esporte que se tornou, inclusive, atração de circos. A todo momento há o perigo de colisão frontal entre os motoqueiros, fazendo deste um dos mais arriscados esportes radicais.

zerinho
Zerinho: manobra que recentemente adentrou o grupo dos esportes radicais, com competições de âmbito internacional. Praticado com carros e motocicletas, o zerinho consiste em frear e acelerar a moto ao mesmo tempo, levando-a a um giro 360° em movimento.

wheelie
Wheelie, Wheeling ou Stunt: um dos esportes radicais em que mais se exige força e equilíbrio. O termo Wheelie quer dizer empinar, e a atividade consiste em empinar a moto controlando o freio traseiro. No Brasil, a modalidade tem crescido e conquistado o público.


Drift ou Drifting: é uma técnica de direção de carros ou motos que consiste em deslizar nas curvas com a traseira escapando, girando o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta à curva, controlando o nível de derrapagem. Com isso, o carro anda, derrapa, e desliza de lado.

Os esportes radicais com automobilísticos estão cada vez mais comuns no Brasil, com técnicas apropriadas e aperfeiçoadas, formando e revelando campeões. Mas, com certeza, para praticar esses esportes radicais é preciso muita energia para superação! E você, gosta de esportes radicais? Quem sabe, um dia, não vira um grande campeão? Confira um pouco mais no vídeo abaixo.

2019-02-19T16:26:50-03:0020 de julho de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?