Aposto que alguma vez na vida você já parou no posto de combustível e, enquanto aguardava o atendimento, ficou observando a lista com os diferentes tipos de produtos e questionando quais eram as diferenças entre eles. Quem nunca, né? Gasolina, etanol e diesel são as opções mais comuns oferecidas em um posto de combustível, cada uma com suas características, funções e benefícios próprios. Se você não conhece as diferenças entre esses três e suas vertentes aditivadas, esse post vai te ajudar muito. Confira!
GASOLINA
A gasolina é gerada por meio do petróleo (origem fóssil). Sua composição recebe, além de gasolina, 27% de etanol anidro — versão própria para a mistura. Se o seu automóvel usa esse combustível, saiba que a combustão no motor é realizada com a ajuda da vela de ignição.
A gasolina é utilizada no abastecimento de carros e motos, a categoria veículos leves. Existem três tipos: a comum, a aditivada e a premium.
A gasolina comum encontrada nos postos de combustíveis tem como nome oficial “TIPO C”, dado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Como falamos acima, essa é a gasolina que recebe 27% de etanol anidro, além do derivado de petróleo.
A gasolina aditivada tem em sua composição a TIPO C e agentes detergentes. Por receber mais detergentes, a gasolina aditivada impede o acúmulo de detritos dentro do tanque e limpa o material que foi depositado internamente. Se você espera que ela faça seu carro ter melhor desempenho, não é o que acontece.
Atenção: se o automóvel andou com combustíveis adulterados, provavelmente o tanque e motor terão uma formação de depósitos de sujeira. Ao iniciar a utilização da aditivada, ocorrerá um desprendimento dessas camadas e essa situação pode fazer com que seu filtro de combustível fique entupido ou a bomba de gasolina do veículo pode quebrar.
A terceira gasolina que citamos é a que tem maior octanagem, se compararmos com a gasolina comum. Ela produz uma queima mais eficaz. Ela é capaz de prolongar a vida útil de diversos componentes do veículo, além de ser a melhor opção de gasolina para a preservação do meio ambiente, por seu teor de enxofre ser 30 ppm (partes por milhão) menor se comparado ao da comum e aditivada. Em questão financeira, a gasolina premium é a com maior preço.
ETANOL
Diferente da gasolina, o etanol — chamávamos de álcool antigamente, porém, atualmente, só se usa o termo etanol nas bombas — tem como origem a cana-de-açúcar (origem vegetal).
Sim, o etanol é consequência de um processo de destilação da cana. Sua composição contém um pequeno percentual de água, que é 4,9%, e o restante é de etanol. É por isso que, apesar de não ser muito conhecido, seu nome composto é etanol hidratado.
Já no assunto combustão de motor, o etanol faz com que seu automóvel tenha uma combustão completa, realizada por alta taxa de compressão, gerando gás carbônico e água.
Por ser de origem vegetal, o combustível — entre os que citamos e vamos citar no texto —, é o que tem menos poluentes. O meio ambiente agradece!
Existem dois tipos de etanol: o comum e o aditivado. O primeiro, como falamos, é derivado da fermentação da cana-de-açúcar e hidratado. Essa hidratação é necessária porque o etanol, em sua forma pura, não consegue lubrificar os componentes internos do motor satisfatoriamente como a gasolina faz.
E aí entra o diferencial do etanol aditivado. O combustível recebe agentes que atuam na limpeza dos componentes internos do motor do automóvel.
Assim como a gasolina, os dois tipos de etanol são usados em carros de linha leve.
Uma curiosidade: o etanol foi implantado no Brasil desde a década de 1970. Essa inserção de um novo combustível nos postos foi motivada por três pontos: não depender apenas de opções originadas do petróleo, diminuição da emissão de gases de efeito estufa e aumentar emprego e renda no campo.
DIESEL
Deixando de lado os carros leves e as motos, vamos falar do que move os veículos pesados, que percorrem maiores distâncias, como ônibus, caminhões e tratores. Assim como a gasolina, o diesel é originado do petróleo. Sua composição não é 100% diesel, 12% dele é biodiesel — sua produção pode ser de gordura animal, plantas oleaginosas e óleos residuais de frituras.
Ter a origem no petróleo não é a única semelhança do diesel com a gasolina. A combustão dos dois são incompletas. Por sua vez, a do diesel acontece por compressão.
Existem alguns tipos de diesel no mercado brasileiro, entre eles: Diesel S-10 e Disel Aditivado.
O Diesel S-10 — nome dado por causa da quantidade de enxofre: 10 ppm — tem um nível menor de poluição, é encontrado nas regiões metropolitanas e é o combustível oficial de ônibus que rodam entre os municípios.
Já o diesel aditivado — ele pode receber diversos nomes comerciais — é o resultado de uma mistura do Diesel S-10 com um grupo de aditivos químicos. E se você está se perguntando se ele é melhor que o Diesel comum, sim, ele é um combustível com muito mais qualidade e desempenho.
Gasolina, etanol e diesel
Confira algumas curiosidades dos combustíveis gasolina, etanol e diesel:
- A mistura de etanol na gasolina comum é de 27%. E essa mistura também existe na gasolina premium, porém, em quantidade menor.
- O Brasil foi um dos primeiros países a retirar o chumbo da composição da gasolina. Isso aconteceu em 1989.
- O etanol que é usado para o abastecimento de veículos possui um percentual de água, já o etanol que é misturado à gasolina no Brasil não tem nenhuma quantidade de H2O.
- Existe um diesel que é mais poluente que o S10, conhecido como tipo Interior.
- O Etanol chegou a ser responsável por mover 90% dos carros novos no Brasil, no ano de 1985. Entretanto, a partir do final da década de 1990, poucos veículos novos utilizavam o combustível.
Como vimos, cada combustível possui características e vantagens, dependendo de qual automóvel for aplicado. Independente de qual for a sua escolha de combustível, seja gasolina, etanol e diesel, nos postos bandeirados Ruff você encontra as melhores opções, com qualidade e alto padrão de excelência. Clique aqui e confira todos os combustíveis oferecidos pela Ruff.