Final de ano é época de pegar a estrada para visitar a família, ir à praia ou seguir em direção a algum outro lugar especial para curtir o réveillon. Esse aumento no fluxo de viagens é responsável por intensificar a procura por postos de combustíveis e aquecer as vendas.
Além de abastecer, é frequente a busca por serviços de revisão, peças e outros produtos típicos dessa época do ano. Por isso, os estabelecimentos precisam ficar atentos para aproveitar bem essa chance de conquistar novos clientes e vender mais. Como? Confira as dicas!
1. Ofereça serviços de revisão
Como nessa época do ano o número de pessoas viajando de carro aumenta significativamente, é preciso preparar toda a equipe do posto e o estoque de peças para a alta procura por revisão. Os motoristas estão cada vez mais conscientes da importância desse procedimento e sempre buscam pelo serviço antes de pegar a estrada.
Os postos que já oferecem troca de óleo, calibragem dos pneus e verificação de água no radiador podem aproveitar o final de ano para fazer campanhas de revisão. Uma sugestão é oferecer um combo de serviços básicos caso o motorista abasteça acima de uma determinada quantidade.
O filtro de combustível também precisa de atenção especial antes de uma viagem. Então, garanta que o seu posto tenha profissionais capacitados para checar se há vazamentos em alguma peça do sistema. As mangueiras, o tanque e os filtros são as partes mais propícias a apresentar irregularidades.
2. Reforce o estoque de peças, óleos e lubrificantes
A troca de lubrificantes é praticamente obrigatória para quem vai viajar de carro. Por isso, tenha bastante atenção com o estoque de óleos e lubrificantes nessa época do ano para não deixar o produto em falta. Ofereça sempre os melhores produtos, de preferência aqueles que são top de linha.
Ter algumas peças básicas à disposição dos clientes também pode ajudar a incrementar o faturamento nessa época do ano. Algumas delas são: filtros, velas, cabos, correias, limpadores de para-brisa, faróis e lâmpadas. O pneu é outro item que pode ser bastante procurado nesse período. Se o seu posto ainda não vende esse produto, avalie a possibilidade.
3. Crie ações promocionais e sorteios
O Natal é uma ótima oportunidade para criar campanhas com o intuito de atrair o público e aumentar as vendas no posto de combustível. Vale a pena, por exemplo, distribuir cupons de desconto ou desenvolver ações para sortear vales, viagens ou até mesmo um carro. Os consumidores costumam ficar bastante empolgados com esse tipo de promoção.
Ah, e para que a campanha de final de ano seja um sucesso, não se esqueça de divulgá-la. Para isso, invista em marketing digital (redes sociais, anúncios no Google e etc.), em panfletos e banners que possam ser colocados em locais estratégicos. Seja criativo para atrair as pessoas e alavancar o seu faturamento!
4. Loja de conveniência
Outro espaço do posto de combustível bem procurado no final do ano é a loja da conveniência. Isso porque a época é de festas e muita gente pode parar no seu posto para comprar bebidas, gelo ou alguns aperitivos para serem degustados durante a viagem. Então, o cuidado para manter o estoque em dia deve ser redobrado!
Além dos produtos já habituais de uma loja de conveniência, nesse período aqueles itens indispensáveis no Natal e no Ano Novo não podem faltar das prateleiras. Quais? O bom e tradicional panetone, champagne, frutas secas, peru e chester. Vale ainda criar kits ou cestas especiais de Natal para as pessoas poderem levar de presente para alguém.
5. Invista em uma decoração atrativa
A cereja do bolo para conquistar mais clientes no final do ano é a decoração natalina. Não deixe o mês de dezembro passar em branco, como se fosse só mais um mês normal. As pessoas gostam de sentir o clima de natal nos lugares por onde passam, inclusive nos postos de combustíveis.
A dica, então, é investir em uma decoração bonita com iluminação especial, enfeites e alguns banner ou letreiro desejando boas festas. Mas, lembre-se de que uma decoração exagerada pode ficar “brega” e poluir o visual. Por isso, preze por algo mais clean e harmonioso. E não se esqueça de decorar a loja de conveniência com uma árvore de natal.
Você tem alguma dúvida ou dica extra? Conte para gente nos comentários!