Gerir um posto de combustível é uma tarefa bem complicada, afinal, são finanças para controlar, contatos com distribuidoras para fazer e cuidar de uma equipe de funcionários muitas vezes extensa. Os funcionários, sejam eles frentistas, funileiros, mecânicos ou os responsáveis pela loja de conveniência, precisam de uma atenção especial para que a motivação do grupo sempre esteja alta.
A fim de auxiliar nesse processo, daremos algumas dicas sobre como agir para ter um ambiente harmonioso e uma equipe motivada.
Acompanhamento de perto
A primeira iniciativa da gerência é estar sempre por dentro das atividades dos funcionários, questioná-los, elogiar e propor mudanças. O único jeito de saber se alguém está descontente é justamente perguntando, não é mesmo? Estar presente no dia a dia da equipe ajuda a melhorar resultados, afinal, o chefe bom é aquele que trabalha junto com o seu time.
Metas cumpridas = bônus
A meritocracia é um conceito muito aplicável aos postos, afinal, metas cumpridas e resultados acima do esperado representam ganhos para todos. O funcionário pode muito bem ser recompensado, elogiado e ter seu valor reconhecido, até porque sem eles nada funciona, não é?
Eventos corporativos
Essa iniciativa deveria ser padrão se o quesito financeiro permitir. Uma confraternização entre a equipe, mesmo que mensal, é uma ótima maneira de motivar o pessoal. O evento sempre será uma oportunidade de integração entre todos e com certeza vai agregar às condições de trabalho.
Treinamentos e aparência
Capacitar a equipe vai promover um melhor atendimento para os clientes, melhores explicações sobre produtos e preços, além de ajudar na fidelização do público. Outro fator que agrega é a forma como os empregados se vestem. Uniformes são muito bem-vindos, especialmente se forem personalizados com as cores e logos da marca. Vale o investimento!