Assim como acontece em outros tipos de comércio, nos postos de combustível os atendentes também precisam saber lidar com variados tipos de clientes, desde os agradáveis até os mais nervosos. Saber lidar com todos os tipos de motoristas que freqüentam seu posto será o diferencial que fará com que os clientes retornem para abastecer.
Confira a seguir uma lista com os quatro principais tipos de motoristas e como agir com cada um deles.
Gasolina ou etanol?
Este tipo de cliente geralmente vai tomar mais tempo dos funcionários, ele vai ficar em dúvida de qual combustível colocar, pedir para fazer as contas do custo x benefício até se decidir.
O melhor a fazer neste caso é deixá-lo confortável e esclarecer tudo até que ele se sinta seguro para realizar o pedido correto.
Motorista palhaço
Talvez seja o tipo mais fácil de lidar, ele conhece todos os funcionários do posto e sempre chega com alguma brincadeira. Mesmo que os seus colaboradores não estejam de muito bom-humor no dia, eles precisarão retribuir as piadas do motorista com carisma, caso contrário ele ficará aborrecido.
Caso ele exagere nas brincadeiras e falte com o respeito com algum dos colaboradores, é importante lembrar para ele que ali é um local de trabalho que deve ser levado a sério.
Apressadinho
Este é o típico cliente de um posto de combustível, ele não tem tempo a perder e sempre está atrasado para um compromisso super importante em outra cidade. Ele vai se mostrar sem paciência para esperar na fila e buzinar pela atenção dos funcionários do posto. Mas de querer passá-lo na frente de quem chegou primeiro, o ideal é mostrar para este motorista que elejá foi visto pelos funcionários e indicar que a vez dele já vai chegar.
Na hora do atendimento, tente não enrolar em nada, esteja preparado com troco e máquina de cartões para que ele seja atendido rapidamente e não haja brechas para reclamações.
Zangado
Este é o tipo de pessoa que você quer evitar a todo custo em seu posto, mas é impossível passar o dia sem atender um irritadinho que seja. É o motorista mais chato de ser atendido e seus funcionários precisam ter paciência e entender que precisarão fazer tudo como o cliente deseja, se algo sair fora do que ele planejou ele vai estourar em fúria.
Se algo der errado e ele se exaltar, seja calmo ao lidar com a situação e discuta a questão levantada por ele em um ambiente mais privado, para não criar um clima inapropriado para os outros clientes.
Independente do tipo de perfil de clientes, treine seus funcionários a serem sempre gentis com todos os motoristas para que eles sempre retornem ao seu posto de combustível.