As mudanças provisórias estão saindo. Quais serão as novas estratégias?

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a decisão referente às medidas provisórias (MPs) relacionadas à produção de etanol já estão com a Presidência da Republica. O ministro afirmou que os valores dos financiamentos englobados nas MPs já foram fechados pelo Ministério da Fazenda e já estão no Palácio do Planalto. Com isso, de acordo com o Ministério da Fazenda, o governo deve publicar até o final desse mês os valores aprovados.

Com várias medidas e possibilidades previstas, todos os envolvidos nesse mercado aguardam apreensivos pelas decisões e seus possíveis resultados. Afinal são ações que podem influenciar o preço do etanol e por conseqüência o mercado consumidor, a sua produção e distribuição.

Como já havíamos comentado, para segurar os preços, o governo está avaliando a possível desoneração da cadeia produtiva. Nesse caso a PIS/Confins que incide sobre o processamento de cana pela usinas e que equivale a 9,25%. Essa ação pode ser muito boa para o consumidor final, pois o aumento do preço do etanol na entressafra pode ser controlado, em especial o do anidro. No entanto, o governo ainda não sabe se é uma opção aplicável ou qual será a proporção desonerada.

O pacote de incentivo aos usineiros é outra opção que está sendo avaliada em questão de valores. A ideia é criar uma linha de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) como incentivo a expansão da produção e também ao armazenamento.

Essa medida e a desoneração de impostos podem ser oferecidas especialmente para as usinas que estocarem etanol. Embora ainda seja uma possibilidade, acredita-se que será uma oportunidade para incentivar a estocagem desse combustível. Por outro lado ainda não se sabe se a estocagem de etanol terá resultados imediatos, como já aludimos em nosso outro texto.

Sabemos que o governo pretende divulgar essa decisão já no final desse mês ou, no mais tardar, até o final desse ano. Com isso, poderemos agir de acordo com as decisões tomadas e continuar a oferecer o melhor para nossos clientes. A única questão que devemos ficar atentos é o resultado dessas ações ao longo do tempo, pois devemos nos adaptar as novidades do mercado não somente em relação ao etanol e sim quanto às mudanças que envolvem todos os combustíveis.

2011-11-23T09:26:00-02:0023 de novembro de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?