Carros com câmbio automático ganham cada vez mais espaço no Brasil devido à praticidade, principalmente em função do congestionamento das grandes cidades. Entretanto, mesmo com o alto número de adeptos, ainda existem muitos questionamentos sobre o funcionamento do sistema.
Tire suas dúvidas sobre a manutenção, condução e até o reboque dos carros automáticos!
Marchas certas
As nomenclaturas das marchas mudam. No lugar de 1ª a 5ª, como na maioria dos veículos, a descrição será D, P, N. Essas siglas podem mudar de modelo para modelo. Aplicar algumas regras básicas na direção evita danos. Por exemplo, nunca engatar “R” (ré) com o carro em movimento.
Cuidado com o pé esquerdo
Como o automóvel não possui embreagem, é comum esquecer o pé esquerdo em cima do pedal do freio na hora de dirigir. Geralmente o condutor não tem a mesma sensibilidade nos dois pés devido à prática em carros com câmbio manual. O direito é mais suave para aceleração e freio. Já o esquerdo é usado para pisar até o fundo. Resultado: se você usa o pé esquerdo no freio, a tendência é o automóvel parar de uma vez, o que aumenta o risco de acidentes.
Manutenção diferenciada
Carros com câmbio automático têm uma manutenção diferente dos manuais, principalmente em relação à troca de óleo da caixa, que usa lubrificante do tipo ATF.
O condutor deve consultar o manual do proprietário e seguir rigorosamente os prazos de troca.
Combustível
Carros com câmbio automático gastam mais combustível do que os modelos com câmbio manual. A estimativa é que o consumo seja de 15% a mais. Isso ocorre porque o câmbio automático executa as trocas de marcha em rotações mais altas do que o necessário no câmbio manual.
Reboque
Se for necessário guinchar seu carro, tenha cuidado. Veículos com câmbio automático devem ser rebocados em guinchos de plataforma, para que fiquem com os quatro pneus sobre o caminhão. Essa maneira é indicada para evitar que as rodas responsáveis pela tração girem por grandes distâncias com o motor desligado e prejudiquem o desempenho da caixa automática.