Quem já presenciou o sofrimento de um motorista na hora de engatar a marcha deve saber que nem sempre a culpa é dele. Alguns problemas mecânicos podem comprometer o funcionamento do câmbio. Confira!
Cabo de embreagem
Essa peça é responsável por acionar o sistema de embreagem. Quando ela está com defeito, o pedal fica pesado e o motorista começa a ter dificuldades para engatar as marchas. Em alguns casos, o cabo começa a ringir antes de arrebentar.
Fluido de embreagem
Nos automóveis com o sistema hidráulico de embreagem, é necessário verificar sempre o nível do fluido. Quando o reservatório desse componente não estiver completo ou apresentar vazamentos, o motorista logo sentirá o pedal pesado e poderá não conseguir engatar as marchas.
Óleo na caixa
Exceto quando ocorrem vazamentos, o nível de óleo deve estar completo. Caso contrário, a caixa pode provocar ruídos e desgaste acentuado em suas engrenagens.
Rolamento do eixo piloto
Se a peça estiver danificada, ela irá provocar ruídos quando o motorista acionar a embreagem e arrancar com o veículo. Por isso, em toda troca da embreagem, é importante verificar o estado de conservação do rolamento e a sua lubrificação.
Platô
A abertura do platô de embreagem fica comprometida quando uma ou mais chapas tangenciais estão amassadas. O condutor também sente o pedal duro e dificuldade para engatar as marchas.
Estrias do disco
A falta de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto interfere no deslocamento do disco. O motor não consegue se separar completamente do câmbio e o motorista apresenta dificuldade para engatar as marchas, principalmente a ré. Nesse caso, é recomendado realizar a limpeza das estrias do eixo piloto na troca da embreagem e fazer a lubrificação do conjunto.
Fique atento!