Preço do etanol: acompanhe as últimas notícias do mercado

As recentes mudanças no clima de nosso país e os movimentos no mercado de combustíveis vêm alterando constantemente o preço do etanol. E o consumidor, mais uma vez, volta a se perguntar: o que é mais vantajoso, abastecer com etanol ou gasolina? Como uma distribuidora de combustíveis que pensa em seus consumidores, a Ruff volta a falar sobre o preço do etanol em seu blog, para deixar você informado sobre os últimos acontecimentos.

Muito se discutiu, entre os meses de maio e junho, a respeito da alta do preço do etanol mesmo em plena safra da cana. Quando se esperava uma queda do preço do etanol, na expectativa de aproveitar este momento e ter mais vantagem nele do que na gasolina, acabou acontecendo o contrário por conta da situação climática desfavorável, o que atrasou a colheita da cana.

Isso impactou na produção do etanol e, sem estoques suficientes, o álcool ficou mais caro nas bombas dos postos. Para José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), isso já era esperado – “Nós não acreditamos em uma queda muito acentuada porque não houve plantação suficiente e hoje há falta de álcool no mercado. Se a produção estivesse boa e com estoques, poderia estar mais barato”, declarou Gouveia sobre o preço do etanol à reportagem do Bom Dia Brasil em 01 de junho.

Essa situação expõe, além das condições climáticas, o problema relacionado ao interesse do usineiro em investir na produção de cana, justamente porque a competição do álcool frente à gasolina é bastante complicada. Enquanto o combustível fóssil tem seu preço controlado pelo governo, o preço do etanol obedece às leis de oferta e procura do mercado, além de lidar com os períodos de safra e entressafra. Essa é a razão da insegurança do usineiro.

Porém, a situação mudou um pouco nas últimas semanas. O preço do etanol hidratado recuou entre 24 e 30 de junho, segundo levantamento semanal realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e divulgado pelo site do Jornal Valor Econômico esta semana. A média do preço do etanol foi de R$ 1,791 / litro no estado de São Paulo, e chegou a equivaler 67,9% do preço do litro da gasolina, ante 68,3% da semana anterior.

E você, tem notado os últimos movimentos em relação ao preço do etanol? Conte pra gente a sua opinião como consumidor.
 

2012-07-05T10:01:00-03:005 de julho de 2012|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?