Os testes de qualidade dos combustíveis são essenciais para atestar a idoneidade do posto. Para certificar que os resultados sejam corretos é necessário o uso de equipamentos devidamente calibrados e certificados pelo Inmetro. Com o intuito de auxiliar os postos, a Ruff fez uma listagem dos itens necessários nesse processo. Confira!
Teste de gasolina
Nesse caso, é preciso utilizar um densímetro com escala de 0,700 A 0,750 e outro com escala de 0,750 a 0,800 com menor divisão de 0,0005 g / ml.
O Certificado de Verificação expedido pelo Inmetro e que acompanha os instrumentos é obrigatório. Caso o estabelecimento deseje, também pode solicitar aos laboratórios da Rede Brasileira de Calibração o Certificado de Calibração.
Teste em Óleo Diesel
Obrigatório o uso de um densímetro com escala de 0,800 a 0,850 e outro 0,850 a 0,900.
O Certificado de Verificação do Inmetro é obrigatório. No entanto, o proprietário pode substituir pelo de calibração.
Para a Gasolina e o Óleo Diesel, o termômetro para petróleo e seus derivados, com escala de -10ºC a 50ºC e subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC também deve ser utilizado. Uma única peça é útil para analisar os dois tipos de combustíveis.
Teste no Etanol
Providencie os seguintes aparelhos: densímetros com escala de 0,750 a 0,800 e outro de 0,800 a 0,850, termômetro de imersão total para etanol de -10ºc a 50ºc e subdivisões de 0,2ºc ou 0,5ºc.
Todos os certificados são obrigatórios.
Para todos os combustíveis
Em todos os testes de combustíveis o uso da proveta de vidro graduada com capacidade de 1000 ml (não é preciso ser certificada) é necessário. Além da medida padrão de 20 litros aferida anualmente e lacrada com o selo do Inmetro e régua medidora para verificação dos estoques de combustíveis armazenados nos tanques, ambos aprovados pelo órgão.
Fique atento as exigências e evite que seu posto de combustíveis seja autuado!