Cuidados ao limpar seu carro

Na hora de fazer aquela limpeza necessária, principalmente depois de um feriado prolongado, sempre surge algumas dúvidas sobre o jeito correto de tirar tanta sujeira. Para lhe ajudar a limpar seu carro sem danificá-lo, vamos dar algumas dicas espertas, simples de colocar em prática e muito úteis.

E, para começo de conversa, vale destacar que se você tiver um carro preto o cuidado precisa ser redobrado. Isso porque a pintura dessa cor destaca mais os danos na carroceria, como arranhões e manchas. Mesmo assim, o tom escuro é preferência nacional e ficou em segundo lugar de vendas entre o período de janeiro a julho de 2011, perdendo apenas para o prata, de acordo com dados da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Então, para todo esse pessoal apaixonado pelo preto, é preciso deixar seu veículo longe dos escovões e dos rolos da lavagem dos postos, pois a pintura pode ficar riscada ou fosca com o passar do tempo. Mas, a lavagem à mão também pede cautela, como lavar uma parte do carro por vez para o sabão não secar antes de enxaguar, sempre o mantendo bem molhado.

Apesar das duas formas de lavagem causarem alguma mancha, a escova do posto tem sentido único e, por isso, é mais fácil de tirar qualquer sinal com polimento, ao contrário do pano, que deixa marcas circulares bem difíceis de serem removidas. Outra dica bastante importante é não jogar água enquanto a lataria está quente, além de não fazê-lo sob o sol.

E se você usa um carro envelopado, é necessário aplicar apenas produtos neutros, evitando, inclusive, a famosa mistura de água com sabão e querosene dos postos para tirar manchas de óleo. Pois, o adesivo sobre a pintura é preso com cola e pode ter sua película destacada por certas substâncias.

Não podemos esquecer ainda do interior do carro, que demanda atenção nas dobradiças e partes internas das portas, locais de acúmulo de sujeira. Os tapetes de borracha precisam ser retirados e lavados e as peças de plástico devem ficar longe do álcool, para não serem ressecadas. Se os bancos forem de couro, o cuidado tem que ser especial, e, além de limpar toda superfície com escovas macias, recomenda-se utilizar hidratante próprio para manter o tecido macio, com bonito aspecto e conservação garantida.

E aí, já conhecia essas dicas? Conte-nos quais são os seus segredos na hora de limpar seu carro.

2012-02-22T00:00:00-02:0022 de fevereiro de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?