A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) divulgou recentemente os direitos do consumidor na hora do abastecimento através de 10 dicas. Considerando importância desse conteúdo resolvemos ressaltar alguns itens para os clientes e revendedores que acompanham o blog da Ruff. Assim o consumidor conhece seus direitos e os revendedores continuam a acompanhar essas regras. Veja abaixo o que selecionamos.
1. Confira a origem do combustível: O estabelecimento deve deixar clara a procedência de seus produtos. Em postos sem distribuidoras exclusivas, chamados “bandeira branca”, é necessário divulgar em cada bomba a distribuidora que fornece o combustível.
2. Bomba com selo do Inmetro: Caso você desconfie de uma diferença entre a quantidade de combustível que você pagou e a que de fato foi inserida em seu tanque, não hesite em pedir um teste de bomba em sua presença. Sendo obrigatório para todos os postos, o teste de vazão é feito por um representante do estabelecimento, utilizando a medida-padrão de 20 litros certificada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade). A diferença máxima permitida deve ser de 100 ml para mais ou para menos. Se o resultado for maior do que esse limite, entre em contato com a ANP.
3. Peça o teste da proveta: Se você acredita que a qualidade da gasolina foi alterada, peça o “teste de proveta”. Essa verificação mede a porcentagem de etanol misturado a gasolina. Saiba mais sobre o teste na área de Dúvidas Freqüentes da ANP e acesse o link Qualidade dos Combustíveis.
4. Verifique o etanol hidratado: O hidratado deve estar com aparência límpida, isento de impurezas e sem coloração alaranjada. Como a aparência do etanol anidro é alaranjada, essa cor pode significar irregularidade no hidratado. Para saber também se o combustível é ideal para motores, verifique se seu teor alcoólico está entre 95,1% e 96,6% se for comum e entre 95,5% e 97,7% se for premium.
Para ver o conteúdo completo, acesse o site da ANP ou faça download aqui. Caso você suspeite de alguma irregularidade entre em contato com a ANP através de seu site em Fale Conosco ou pelo telefone 0800 970 0267. Ao entrar em contato procure fornecer o maior número de dados possível sobre o estabelecimento, como CNPJ, razão social, endereço e distribuidora. Também vale lembrar que é preciso ter a nota fiscal.
Caso você tenha alguma dúvida sobre qualquer uma das dicas, mande suas perguntas para a Ruff que mandaremos uma resposta para você. Esperamos que com esse conteúdo você possa evitar essas irregularidades e consequentemente ajudar a reduzi-las no país.