Pensar em uma maneira do funcionário se sentir parte da empresa é crucial por dois motivos: motivação e, consequentemente, aumento da produção. Mas para além desses dois fatores, o engajamento e envolvimento do profissional afeta diretamente sua fidelização, ou seja, as chances desse funcionário decidir procurar outro emprego diminuem se ele se identificar com o ambiente de trabalho. Por isso, é tão importante que o sentimento de pertencimento seja trabalhado a partir de estratégias para garantir o esforço e confiança da equipe. Para que isso aconteça, algumas dicas podem ajudar. Acompanhe!
Seja transparente
Esconder informações e situações que afetam diretamente o dia a dia dos funcionários não é uma boa escolha. É importante que a gestão seja sempre transparente e jogue limpo com seus profissionais, assim eles se sentem seguros, incluídos e cientes das reais condições do mercado. Em último caso, se não houver outra como evitar cortes no quadro de funcionários, é essencial que todos sejam comunicados da situação, mas sem que haja exposição.
Políticas da empresa
É importante que o colaborador esteja ciente das políticas da empresa, muitas vezes o profissional não as conhece ao iniciar o trabalho e acaba insatisfeito. Nossa dica é para que essa situação seja evitada, a gestão exponha logo no período de processo seletivo quais são as políticas do posto de combustíveis. Ainda é preciso avisar o funcionário quais são suas incumbências e responsabilidades.
Comunicação interna
Este tipo de comunicação é importante para um melhor relacionamento entre funcionário x empresa e serve para levar informações importantes sobre o dia a dia da empresa até os funcionários dos postos. Além de tornar-se um importante meio de comunicação, investir nessa área é abrir espaço para ouvir o que o funcionário tem a dizer.
Valorize o funcionário
Um grande motivador para qualquer profissional é saber que seu trabalho está sendo valorizado. E neste caso, não é diferente! Por isso, considere as metas atingidas pelos seus funcionários, seja em reuniões, com gratificações ou, ainda, por meio de um plano de comissão. O bom senso é essencial neste momento, estipular metas inatingíveis não motiva os funcionários a alcançá-las.
Tomada de decisões
Escute algumas sugestões de seus funcionários e valorize-as. Muitas vezes, o frentista, por estar diretamente ligado ao operacional do posto, consegue identificar determinados pontos que o gestor não está ciente. É de extrema importância manter um canal de comunicação aberto entre funcionários e gestores, vide o terceiro tópico, isso simplificará o contato e fará com que os frentistas se sintam incluídos no ambiente de trabalho.
Enfim, uma relação saudável e com boa comunicação entre posto de combustíveis e funcionários pode gerar grandes frutos para a empresa. Investir em treinamentos é uma oportunidade de mostrar ao colaborador a preocupação da empresa com seu crescimento profissional. Valorize sua equipe para que o sentimento de pertencimento motive-os a gerar bons resultados para a empresa.