Responsável pela redução de poluentes, o catalisador é fundamental para o bom funcionamento do motor, além de ser obrigatório por lei. A conseqüência do catalisador com defeito causa um aumento no consumo de combustível. Para a conservação da peça e, conseqüentemente, para evitar futuros prejuízos o melhor a se fazer é a manutenção preventiva.
Injetores de combustíveis com defeito, velas sujas, motor desregulado e combustível batizado podem ser alguns dos motivos que levam a danificação do catalisador. Defeito na sonda lambda pode ser outro fator responsável pela danificação do catalisador. Responsável pela medição em todo sistema de exaustão e verificação do nível da mistura de ar e combustível, a sonda lambda indica se a proporção desses dois componentes está dentro do adequado para a exigência de aceleração. Se um problema for notificado a tendência é a de que a mistura fique mais rica em combustível e a gasolina ou o álcool chegará ao sistema de exaustão sem ser queimada corretamente.
Fique atento!
Alguns efeitos podem indicar que o catalisador está dando sinais de defeito! Além do consumo excessivo de combustível, o motorista deve ficar atento a aceleração com lentidão, perda de potência em velocidades próximas aos 80 km/h e ao arranque difícil.