O Brasil é pioneiro mundial na utilização de biocombustíveis e se tornou exemplo para outras nações que buscam fontes renováveis de energia. Para ter uma ideia desse uso, cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis usados pelo país são renováveis.
Esse tipo de combustível é derivado de biomassa renovável que pode substituir (parcial ou totalmente) combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores ou outro tipo de geração de energia.
Aqui no Brasil, os principais produtos usados são o etanol extraído da cana-de-açúcar e o biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras de animais e adicionado ao diesel comum.
Meio ambiente ganha com biocombustíveis
Os biocombustíveis causam menos impacto ao meio ambiente. O motivo: eles emitem menos compostos do que os combustíveis fósseis na combustão dos motores e o processo de produção do material tende a ser mais limpo.
Por isso, um dos principais mecanismos de combate ao aquecimento global é o etanol. Ele reduz as emissões de gás carbônico (CO2). Uma curiosidade: parte do CO2 emitido pelos veículos movidos por esse combustível é reabsorvido pelas plantações de cana-de-açúcar. O que compensa a outra parte do gás CO2 emitida pelo etanol.
O biodiesel é outro produto que oferece vantagens ambientais em comparação ao diesel de petróleo. Segundo o National Biodiesel Board – associação que representa a indústria desse combustível nos Estados Unidos – a queima do biodiesel emite 48% menos monóxido de carbono, 47% menos material particulado (que penetra nos pulmões) e 67% menos hidrocarbonetos.
Etanol na Ruff
O etanol vendido na Ruff passa por rigoroso teste de qualidade e vem de usinas que transportam o produto com extremo cuidado.
Se for abastecer o veículo com biocombustível, lembre-se dos nossos postos de combustíveis!
Fonte: ANP