Um cliente insatisfeito pode arruinar a reputação do seu posto, por isso a qualidade no atendimento ao público deve ser prioridade. Para não tropeçar neste quesito, separamos algumas dicas para um bom atendimento. Confira!
O poder das palavras
A excelência no atendimento ao cliente começa na abordagem: “bom dia”, “com licença”, “por favor” e “obrigado” precisam fazer parte do vocabulário dos funcionários, isso mostrará que a equipe do posto é atenciosa, simpática e educada, princípios fundamentais para quem deseja fidelizar clientes e mostrar a qualidade no serviço prestado.
Sorria, você também está sendo filmado
A primeira impressão é a que fica, e não leva mais de 5 segundos para nossa opinião sobre as pessoas ser formada. Por isso, nada melhor do que funcionários simpáticos e sorridentes para receber seus clientes de forma leve e agradável.
Supere expectativas
Muitas vezes o cliente chegará ao seu posto apenas com o desejo de abastecer o carro. Um funcionário mediano irá fazer aquilo que o cliente deseja – e só. O funcionário de qualidade irá oferecer outros serviços para o consumidor, sem esperar nada em troca. Lavar o para-brisas, verificar o óleo, a água ou calibrar os pneus. Essa atitude fará com que o cliente se sinta bem atendido e lembre-se de seu posto na próxima vez em que for abastecer.
Agilidade no atendimento
O posto está cheio e o número de bombas e funcionários não estão dando conta do volume de carros para abastecer – o que fazer? Não perder clientes em uma situação como essas é difícil, mas com muito jogo de cintura seu posto ainda pode entregar serviços de qualidade. Como? Assim que as filas começarem a ser formadas, tente indicar para a próxima pessoa que chegar qual bomba será liberada primeiro. Dessa forma, ela se sentirá acolhida e não ficará à espera de alguém que perceba sua existência. Além, é claro, de o atendimento ficar mais organizado e rápido.
Passe as informações com clareza
Algumas vezes o cliente chega ao seu posto procurando algum produto ou serviço específico, sem saber muito bem como ele funciona. Neste momento, qualquer escorregão pode ser fatal. Falar de forma clara e ter muita paciência é a chave para o sucesso em um atendimento desta natureza. Tente sanar todas as dúvidas que ele apresentar sobre o produto e conduza o atendimento de forma leve e, até mesmo, bem-humorada.
Sem termos técnicos
Além de passar as informações com clareza, no momento de dúvida dos clientes evite utilizar os termos técnicos. Muitas pessoas não são tão próximas ao universo automotivo e podem não entender sua explicação. Caso seja necessário usar esses termos, explique-os sempre aos clientes para evitar mais questionamentos.
Invista em um atendimento de excelência, repasse este texto para seus funcionários e veja seus clientes saírem mais satisfeitos do seu estabelecimento. Entre em contato conosco e torne-se um de nossos bandeirados.