Revisões ajudam a prolongar a vida útil do carro e também permitem identificar pequenos problemas antes que se tornem grandes. Confira cinco sintomas que ajudam a evitar que seu veículo gere gastos excessivos no orçamento familiar.
Coifa da homocinética
A coifa é uma pequena sanfona de borracha que fica localizada atrás da roda e mantém a homocinética – eixo articulado que leva rotação do motor à roda – com graxa e ainda evita a penetração de terra e areia.
O kit de borracha e graxa custa em torno de R$ 30, mas, se você não perceber que a coifa rasgou no decorrer do mês você pode começar a ouvir um forte barulho na roda toda vez que fizer uma curva. Se o problema já estiver nesse patamar, você gastará mais de R$ 1 mil em uma nova homocinética.
Mangueira do radiador
A peça é uma pequena mangueira posicionada na entrada do radiador que serve como termômetro da válvula termostática. Quando ela incha e fica parecida com um “joelho”, indica que a válvula termostática não está deixando a água passar para o radiador. Neste caso, ao invés de passar água do motor para o radiador, passa apenas vapor sob pressão, o que acaba deformando a mangueira.
A substituição da mangueira e da válvula termostática custará em média R$ 250. No entanto, se você não trocar a tempo, poderá desembolsar até R$ 1.500.
Vazamento de óleo da direção hidráulica
Os vazamentos que acontecem na direção hidráulica na maioria das vezes são pequenos e apenas podem sujar as peças em volta, devido ao vento que passa embaixo, sem formar uma poça de óleo no chão. Por esse vazamento acontecer de maneira discreta, você pode não perceber o problema. E é aí que vem a dor de cabeça! Um reparo em uma conexão de mangueira que sairia aproximadamente R$ 150 pode se transformar em R$ 2 mil caso seja necessário substituir a caixa ou a bomba que ficaram danificadas por trabalharem sem óleo.
Coxim quebrado
Dependendo do modelo do carro, a sustentação do motor possui entre 3 e 4 coxins. Quando um deles quebra, o motor fica um pouco mais solto e acaba sobrecarregando os outros coxins. É preciso realizar a troca o mais rápido possível, pois a cada arrancada brusca os outros coxins são danificados.
Cilindro a menos no motor
Este defeito é muito comum e pode ocorrer por uma vela ou cabo de vela queimados. O motor fica “quadrado”, sem potência e com o som parecido com o de uma motocicleta. A maioria dos motoristas percebem a anomalia, mas não efetuam o conserto. Se o carro rodar assim, o combustível injetado no cilindro vai acabar queimando no coletor de escape, superaquecendo e derretendo o catalisador.
Um jogo de velas de R$ 80 acaba promovendo defeito em um catalisador de R$ 900.
Lembre-se: os valores citados são apenas uma referência e podem variar de uma oficina para a outra. É importante sempre fazer uma revisão preventiva para evitar gastos extras com o carro.