5 dicas para incentivar os funcionários da conveniência a venderem mais

Assim como o faturamento dos postos de combustíveis é importante, o lucro gerado pelas conveniências também é. Para que os números da sua loja sejam sempre positivos, investir em motivação profissional é essencial. O processo para implantar um trabalho motivacional não é simples, mas pode alavancar suas vendas. Siga nossas dicas e veja os resultados:

Comunicação interna

Ter uma boa comunicação interna é, provavelmente, o primeiro passo para motivar as vendas de forma saudável. Dentro dessa ação, está a realização de treinamentos para a equipe. Essa prática, quando feita regularmente, mantém um ambiente de aprendizado constante e melhora a relação entre gestor e funcionário, uma vez que ensinar é muito mais gratificante do que repreender falhas, por exemplo. Um treinamento bem feito resulta em bons vendedores e, consequentemente, maior número de vendas.

Além disso, funcionários bem informados se sentem importantes para a empresa. É importante fazer com que cada um se veja como parte do sucesso das estratégias implantadas na loja.

Lembre-se de realizar reuniões para passar feedbacks aos funcionários. Assim, a equipe fica ciente de que o trabalho está gerando resultados positivos e o vendedor mais engajado com as metas.

 

Cultura de vendas

Outra estratégia é colocar metas, tanto individuais quanto coletivas, compartilhar opiniões e dividir responsabilidades. Seus colaboradores precisam se sentir felizes pelo sucesso da loja e, assim, será possível criar uma cultura de vendas dentro do seu negócio e gerar cada vez mais motivação para vendas.

 

Liderança exemplar

Em primeiro lugar, é essencial que os funcionários sintam que o gestor também faz parte da equipe de vendas. Estar presente na loja e nas reuniões, procurar solucionar possíveis atritos e tensões dentro da equipe, e promover interações entre os colaboradores vai fazer com que a equipe fique cada vez mais unida e alinhada.

Além disso, é fundamental demonstrar, de maneira exemplificada, como sua equipe deve atender os clientes, uma vez que a movimentação intensa das conveniências pode levar o funcionário a deixar de fazer um atendimento personalizado. Esse é um problema que só pode ser solucionado com bons treinamentos.

Bom atendimento

Como citamos na última dica, o atendimento é essencial mesmo em uma loja de conveniência. Para que os funcionários entendam a necessidade do bom atendimento é preciso fazer com que eles sigam a risca o protocolo ensinado no treinamento. Ao ver o resultado positivo, a autoconfiança da equipe aumenta, e promove a satisfação com o trabalho.

Como motivar seus funcionários
 

Entender o que motiva a equipe também é essencial. Em alguns casos é comum propor recompensas aos funcionários que atingem metas. Não necessariamente o prêmio precisa ser em dinheiro, também podem ser brindes, presentes ou viagens. Eleger um funcionário do mês, que ganhará um bônus pelo bom atendimento ao cliente ainda é uma outra alternativa. Quando o gestor cumpre o prometido, além de incentivar o colaborador, cria uma relação de confiança com a equipe.

2016-05-11T16:45:00-03:0011 de maio de 2016|Dicas e Cuidados|
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