Para que uma empresa tenha lucratividade real é preciso fazer um acompanhamento de todos os custos e saber encontrar oportunidades de investimento e melhorias. A seguir vamos listar algumas dicas para que você saiba reduzir custos do posto de combustível.
Conte com a ajuda de todos
Sem a colaboração e a ciência de todos os funcionários do posto sobre o controle de gastos as coisas tendem a andar mais devagar. Por isso, tenha certeza de que todos os colaboradores saibam da importância que a economia trará para a empresa e estejam engajados para fazerem o consumo consciente de água, luz, eletricidade, e outros gastos comuns. Tudo isso sem prejudicar o atendimento ao cliente, claro!
Converse com fornecedores
O segundo passo é ter uma conversa franca com os fornecedores sobre a redução de custos que está acontecendo no seu posto de combustível, tentar negociar melhores condições de pagamento e até mesmo algum desconto ou manutenção do preço em compras de menor volume.
Caso haja algum débito com os fornecedores, vale à pena tentar renegociar a dívida, com redução da taxa de juros ou parcelamento do débito.
Faça um planejamento do estoque
Nessa hora é bom não comprar além do que o posto precisa para o mês. Faça uma análise e planeje cuidadosamente o estoque para não haver perda do dinheiro investido nos produtos. O ideal é fazer este planejamento tendo como base os meses anteriores, por exemplo, se o posto vendeu apenas 100 unidades de óleo lubrificante, não tem necessidade de comprar mais do que isso para repor o estoque.
Saiba o que cortar e o que deixar
Muitas vezes quando fazemos uma redução de custos, as primeiras coisas que cortamos são os “gastos” com marketing e tecnologia, mas nos esquecemos que estes podem ser os pilares de qualquer empresa e todo o dinheiro voltado para eles será um investimento! Um sistema de gestão automatizado agiliza a execução de projetos, diminui a incidência de erros e evita desperdícios de tempo, materiais, recursos e mão de obra.
Com o aumento da concorrência e competitividade a disputa pela preferência dos clientes é decidida nos investimentos com marketing e comunicação. Se a empresa não se comunicar com o seu público-alvo, não mostrar um posicionamento e não apresentar os diferencias, os potenciais clientes irão esquecer do seu posto e ir direto para o concorrente que investe mais em estratégias de marketing.
Tendo planejamento e sabendo os gastos que devem ser cortados e os investimentos que devem continuar, seu posto de combustível irá recuperar a lucratividade em pouco tempo! E lembre-se, a busca por melhorias não deve parar nunca.