Como qualquer estabelecimento, um posto de combustível deve construir com seus clientes uma relação de confiança para se consolidar no mercado e superar a concorrência. Para isso, vários aspectos devem ser observados, que vão desde a qualidade dos produtos e serviços até a postura dos funcionários e dos gestores ao lidar com os clientes e uns com os outros. Selecionamos quatro dicas para dar mais credibilidade ao seu posto de gasolina e tornar sua presença no mercado mais sólida.
Conheça seu público e suas necessidades
É imprescindível que você saiba exatamente qual é o público que está atendendo e do que ele precisa. Inove nos serviços oferecidos, apresente novos produtos e soluções. É importante, porém, fazer isso de uma forma responsável, traçando planos, definindo metas e entendendo a viabilidade da aplicação de cada novo recurso. Também é importante pensar em estratégias de marketing e divulgação para apresentar essas ações ao público e trazer novos clientes.
Foque esforços no atendimento
O foco de todas as atenções deve ser o cliente. Dessa forma, todo o trabalho, em todos os níveis, deve ser pensado para atender suas necessidades. Funcionários bem treinados podem proporcionar um atendimento eficiente e de qualidade, além de passarem uma imagem de confiança e credibilidade do estabelecimento. Confira aqui algumas dicas sobre como treinar bem seus funcionários e assim contribuir para a fidelização dos seus clientes.
Invista em segurança
Postos de gasolina são alvos muito frequentes de assaltos, especialmente os localizados em estradas e bairros afastados. Por isso, pensar em segurança é crucial. Investir em câmeras, alarmes e outros serviços de vigilância vai ajudar a fazer seus clientes se sentirem mais seguros, e também vai assegurar que seus funcionários estejam protegidos.
Atente-se a impactos ambientais
É sabido que a indústria de combustíveis é uma das que mais causa impactos no meio ambiente, por isso os estabelecimentos devem fazer tudo ao seu alcance para minimizá-los tanto quanto possível. É importante contar com um programa de gestão ambiental que vise diminuir os danos ao meio ambiente, mantendo a manutenção dos equipamentos em dia e criando planos de contenção para problemas mais graves.