A Segurança do Trabalho é um assunto sério e serve para qualquer segmento. Nos postos de combustíveis é ainda mais valorizada, devido à presença de produtos inflamáveis. A seguir, confira dicas importantes para promover a proteção dos funcionários no seu estabelecimento.
Avalie os riscos
Para tomar medidas preventivas de segurança, antes é preciso avaliar os riscos. Nos postos de combustíveis, por exemplo, possíveis falhas nas operações ou sistemas de abastecimento podem causar incêndios e explosões. Além disso, caso algum dos produtos entre em contato com a pele dos colaboradores podem ocorrer intoxicações ou contaminações.
Quando o proprietário analisa todos os riscos presentes no estabelecimento é possível encontrar soluções antecipadas e prevenir os acidentes.
EPIs e EPCs devem estar sempre em dia
De acordo com a norma NR6 do Ministério do Trabalho, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) variam de acordo com a função do trabalhador. Nos postos de combustíveis, é obrigatório o uso de macacão, botas, avental, luvas ou creme protetor para as mãos.
Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) devem incluir extintores de incêndio, chuveiro lava olhos, kit de primeiros socorros, além de placas sinalizadoras de alerta e segurança com as indicações: “É proibido fumar”, “Desligue o motor”, “Desligue o celular” e “Inflamável”.
É importante revisar sempre a condição dos EPI’s disponibilizados aos funcionários e o funcionamento adequado dos EPC’s.
Mantenha os funcionários treinados
Treinar os funcionários do seu posto de combustível é essencial para ensiná-los como agir em situações de emergência e prevenir acidentes.
É importante também, sempre realizar a reciclagem destes conteúdos, assim eles não serão esquecidos.
Fiscalize
Além de treinar, também é preciso acompanhar diariamente o cumprimento do que for estabelecido. O funcionário deve ser sempre instruído para que perceba que as exigências não são uma “implicância”, e sim medidas que podem evitar danos à saúde.
Todas as normas voltadas para postos de combustíveis e estabelecidas pelo Ministério do Trabalho foram elaboradas com base em estudos específicos, que verificaram as características da atividade e os riscos que ela inclui para as pessoas e para o meio ambiente. Por isso, é preciso que os colaboradores e o estabelecimento as respeitem.
Fique atento às nossas dicas especiais para gestores de postos de combustíveis!