10 anos da tecnologia dos carros bicombustíveis

Para saber se é vantajoso abastecer com etanol, basta fazer uma conta: dividir o preço do combustível pelo da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, compensa usar o combustível vegetal. Se ficar acima de 0,7, vale comprar a gasolina. O preço do litro do etanol precisa custar até 70% do valor da gasolina.

Há 10 anos os brasileiros têm a oportunidade de fazer essa continha e escolher entre um produto e outro. Isso graças à tecnologia do bicombustível, criada em 2003, que revolucionou a maneira como os motoristas abastecem os veículos.

O primeiro carro a popularizar a utilização do etanol foi o lendário Fiat 147. Porém, coube ao Gol oferecer a liberdade de escolha entre os produtos. A diferença entre um convencional e o flex era a sonda lambda, uma peça que fazia uma “leitura” dos gases que saiam da combustão e determinava se era etanol ou gasolina que queimava. Em seguida, ela enviava as instruções para a central eletrônica que fazia as alterações.

De lá para cá, essa tecnologia evoluiu. Hoje, a identificação do combustível não é feita com essa peça. Agora, uma unidade no tanque de combustível envia um sinal elétrico. Como a gasolina e o etanol possuem índices diferentes de condutibilidade elétrica, a peça verifica qual está sendo usado e, se misturados, qual a proporção de cada um.

O Brasil não é o único país a usar os combustíveis ao mesmo tempo. Os consumidores dos Estados Unidos e da Suécia podem utilizar o E85, um etanol com 15% de gasolina misturada na composição. Com isso, eles podem usar o etanol até no inverno rigoroso.

Apesar dessa liberdade de escolha oferecer uma grande vantagem aos motoristas, a tecnologia pode se tornar uma vilã. O problema é que apesar do veículo rodar com os dois combustíveis, o motor não roda 100% eficiente com nenhum. Porém, mesmo com essa dificuldade, as vendas desse tipo de veículo só crescem. Atualmente, segundo a Anfavea, 88,7% dos carros zero-quilômetro vendidos no país são flex.  Uma porcentagem alta que revela o quanto essa tecnologia é importante para o mercado.

Conta para gente: você vê vantagem nos carros flex?


Fiat 147: Primeiro carro a popularizar o etanol


Gol: o primeiro a usar o carro com gasolina e etanol em 2003

Imagens: iCarros

 

2013-10-02T10:12:00-03:002 de outubro de 2013|Mercado de Combustíveis, Veículos|
Precisa de ajuda?