A loja de conveniência faz parte de um mercado antigo e já consolidado nos postos de serviço, mas que segue com um crescimento médio de 20% ao ano. Para se ter ideia do seu potencial, o faturamento médio no Brasil varia em torno de 100 mil reais por mês.
Entretanto, atualmente, apenas 15% dos postos de combustíveis contam com loja de conveniência numa junção estratégica para elevar os seus lucros. Ou seja, tem muita gente deixando a oportunidade passar.
Desse modo, para mudar esse cenário, separamos 5 dicas de como administrar uma loja de conveniência do seu posto: confira!
Loja e conveniência: qual a relação?
Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre essa oportunidade de negócio.
Uma conveniência de posto pode funcionar em horário próprio, horário igual ao posto ou ainda ser uma loja de conveniência 24H. Além disso, ela pode dispor de:
- produtos alimentícios (tanto para consumo no local quanto para venda);
- bebidas;
- cigarros;
- materiais de higiene;
- produtos de limpeza;
- brinquedos;
- revistas e jornais;
- e quaisquer outros itens básicos que fazem parte do cotidiano dos consumidores.
Uma vez que a loja de conveniência do posto tem essa proposta de facilitar a vida dos clientes, o fundamental é pensar em praticidade e agilidade. Ou seja, é preciso pensar que os clientes devem ser capazes de fazer todas as compras no mesmo período em que abastecem o veículo.
Posto, loja, conveniência e cultura
Aliás, um fator secundário que possui grande impacto positivo no faturamento da conveniência de posto é o fato de que a loja de conveniência 24H se popularizou como um local de encontro de amigos.
Isto é, o cenário é conhecido: diversos veículos parados no posto, pessoas conversando, bebendo e se divertindo. Enquanto que, para os clientes, é apenas um momento de confraternização, para os proprietários de postos isso é uma grande oportunidade de realizar mais vendas e também popularizar seu negócio.
Portanto, já deu para perceber como uma loja de conveniência pode ser importante para um posto de combustível, não deu? Então, vamos para as dicas!
1. Mantenha a loja de conveniência do posto sempre organizada
Conforme mencionamos, uma conveniência de posto deve ser sinônimo de praticidade e agilidade. Dessa maneira, é primordial que a organização da loja esteja sempre em dia.
Além disso, é fundamental pensar no fluxo dos clientes dentro da loja: os principais produtos, que têm mais vendas e são mais buscados, devem estar em locais-chave (próximo à porta ou ao caixa, por exemplo), além de devidamente à mostra e com fácil acesso.
Similarmente, nem sempre as pessoas decidem comprar um produto apenas com base em seus benefícios e preço. Ou seja, essa organização também influencia os clientes a realizar compras impulsivas, isto é, decisões instintivas de consumo relacionadas ao estado emocional da pessoa — por exemplo: doces, salgadinhos e chicletes.
Assim sendo, para incentivar este comportamento, é importante manter as gôndolas e os refrigeradores arrumados e abastecidos com produtos dispostos de maneira tática. Além disso, não se esqueça que o ambiente interfere na experiência do cliente. O local deve estar limpo, ter um cheiro e iluminação agradável, uma temperatura confortável, um som adequado e boa comunicação visual. Qualquer situação de desconforto vai diminuir as suas chances de vender.
2. Mais que loja: posto de conveniência
Aqui em nosso blog fazemos sempre questão de mencionar este ponto-chave no sucesso de qualquer posto: o treinamento da equipe. Afinal, equipe bem treinada é sinônimo de serviço melhor, clientes mais satisfeitos e uma receita maior para os donos do negócio.
Aliás, o contrário também é válido: funcionários sem treinamento espantam os clientes. Isto é, um mal atendimento causa uma impressão negativa do negócio, mesmo que os produtos sejam de qualidade. Portanto, guarde bem essa dica: os colaboradores devem contribuir para tornar a compra em uma experiência prazerosa, sendo ágeis, cordiais e proativos.
Profissionais qualificados e competentes têm o poder de atrair novos fregueses e fidelizar os antigos. Por isso, é importante mantê-los comprometidos e motivados com treinamentos recorrentes, estratégias de bonificações e reuniões para feedbacks.
Isso vale tanto para a loja de conveniência quanto para os frentistas e demais funcionários. Afinal, a experiência do cliente é completa e contínua: de nada adianta um serviço ser excelente e outros deixarem a desejar.
3. Faça ações de marketing para a loja de conveniência 24H
Já falamos no blog sobre a importância do marketing para aumentar a rentabilidade dos postos de combustíveis. Investir no marketing estratégico para a loja conveniência permite a conquista de melhores resultados nas vendas.
Além do endomarketing e do marketing digital, há duas ações que são imprescindíveis para buscar não apenas um faturamento maior, mas também maior fluxo de clientes, melhores avaliações do serviço e estar mais presente na vida das pessoas:
- Conheça o seu público-alvo.
- Realize pesquisas e faça a análise das suas vendas.
Desse modo, será possível entender os padrões de compras, os produtos com maior rotatividade, os itens que faltam e os que não saem e como está a satisfação dos clientes. Igualmente, a contabilidade da loja será mais simples de ser realizada.
Sem dúvida, com esses dados em mãos será possível traçar estratégias melhores, que poderão trazer mais lucros para a loja de conveniência. Além disso, ficará mais simples fazer promoções, ajustar os preços e realizar a administração do seu estoque.
4. Atente-se às normas específicas da loja conveniência
Para oferecer qualidade e segurança aos seus clientes, uma loja de conveniência deve atender a algumas normas e leis.
Por exemplo, ela precisa estar registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dita as regras para a manipulação de alimentos. Outro importante órgão que atua com normativas é a Secretaria de Estado de Saúde (SES), responsável pela inspeção sanitária.
Entender essa parte burocrática e seguir de acordo com a legislação vigente não é apenas obrigação legal, mas também serve para evitar futuras dores de cabeça e resguardar a empresa e seus colaboradores.
Similarmente, é importante atentar-se para alvará de funcionamento, registros nos órgãos competentes, certidões e outros documentos requisitados. Seguir a Lei não é apenas obrigação da empresa, mas também ajuda a consolidar a sua marca perante ao público, tornando-a mais confiável.
5. Escolha uma bandeira que te ajude com sua loja de conveniência
Escolher a bandeira para seu posto de combustíveis não é algo simples. Diversas bandeiras oferecem serviços e alternativas. Entretanto, não são todas elas que realmente dão um suporte de qualidade para o bandeirado e, se nem o próprio posto recebe a devida atenção, quem dirá a loja de conveniência do posto.
Aliás, são duas decisões que andam de mãos dadas: a escolha da bandeira e a escolha de boa distribuidora de produtos para sua loja conveniência. Com toda certeza ambas essas ações precisam estar completamente alinhadas com seus objetivos e metas para o negócio.
Só para exemplificar, aqui na Ruff nossos bandeirados contam com nosso Mix Conveniência. Um espaço dedicado de facilidade para os clientes, com atendimento diferenciado e que conta com nosso total apoio no gerenciamento, garantindo que a loja de conveniência irá se tornar um chamariz para o posto.
Com essas dicas em mãos, sua loja de conveniência 24H estará em um caminho muito melhor em direção ao sucesso. Você também pode falar com nossos especialistas e trazer todas as vantagens da bandeira Ruff para o seu negócio: aproveite!