Existem algumas fórmulas básicas para ajudar os postos de combustíveis a conseguirem atrair mais consumidores. Contar com atendentes treinados, investir em campanhas de marketing e oferecer serviços extras são só algumas das maneiras de conquistar mais clientes para o seu posto. Nesta matéria, nós reunimos 10 dicas para te ajudar nessa missão. Conheça cada uma delas:
1. Crie uma identidade visual
Qual é a cara do seu posto? A identidade visual é importante para transparecer a qualidade e organização de um posto. Construir uma aparência bonita e atrativa demanda criar um cenário onde as bombas, as lixeiras, todas as placas, o uniforme da equipe e o restante da estrutura estejam visualmente padronizadas.
E qual é o resultado de uma boa identidade visual? Mais pessoas parando para abastecer no seu post. Torna-se um posto bandeirado é uma maneira prática e eficiente de levar uma comunicação visual atrativa e que exprima credibilidade para o seu posto.
2. Tenha uma equipe treinada
A forma como os atendentes tratam os clientes é muito importante para construir a boa (ou má) reputação do seu posto. A equipe deve ser educada, profissional e simpática. Se o atendimento for ruim, as pessoas vão contar isso para os amigos e familiares, diminuindo as suas chances de conquistar novos clientes.
E como garantir que os consumidores tenham uma experiência positiva? A dica é investir em treinamentos que preparem a equipe para atender os clientes da melhor maneira possível. Isso inclui ainda capacitar os profissionais para que entendam sobre questões técnicas relacionadas aos combustíveis e à mecânica dos veículos.
3. Ofereça serviços variados
Juntamente com a qualidade do atendimento, vem a qualidade dos produtos e serviços prestados. Não adianta ter uma equipe simpática atendendo os consumidores, se o combustível oferecido for adulterado ou de procedência duvidosa.
Outro fator determinante para conquistar mais clientes para o seu posto é oferecer uma variedade de serviços. É preciso criar um estabelecimento onde as pessoas possam não só abastecer o carro, mas também ter a possibilidade de lavar o carro, trocar o óleo, encontrar um caixa eletrônico e comprar comida para um lanche rápido. Lembre-se de que se você não oferecer esses serviços extras, os consumidores vão encontrá-los em outros postos.
4. Implemente planos de fidelidade
Os planos de fidelidade devem ser ações duradoura que ajudem a divulgar o posto de combustível. Criar uma campanha de pontuação e premiação voltada para os consumidores que abastecerem determinada quantidade de gasolina ou etanol é uma boa maneira de fazer com que eles sempre voltem ao seu estabelecimento. Ter um plano de fidelidade requer sólidos investimentos em marketing, o que nos leva à próxima dica.
5. Invista em Marketing
Invista em campanhas e promoções na internet e fora dela. Essa é uma maneira eficiente de atrair novos consumidores, fazendo com que você tenha a chance de mostrar para eles os serviços de qualidade disponíveis no seu posto. Tenha ainda panfletos, cartões de visita e outdoors em pontos estratégicos para divulgar a sua marca. No mundo online, tenha um site e esteja presente nas redes sociais para poder divulgar as promoções e manter uma relação próxima com os consumidores.
6. Estabeleça preços competitivos
Não estabeleça preços abusivos! Antes de abastecer, os consumidores sempre analisam os preços e escolhem o melhor custo-benefício. Por isso, mantenha o valor do seu combustível e dos demais serviços oferecidos pouco abaixo ou igual ao que é cobrado pela concorrência. Os estabelecimentos com ofertas e preços justos têm muito mais potencial para conquistar os clientes.
7. Priorize a segurança
Siga todas as regras de segurança exigidas pelos órgãos competentes para não colocar a sua equipe e consumidores em risco. Além disso, se você for autuado, a credibilidade do seu posto será prejudicada, fazendo com que as pessoas não tenham confiança para abastecer lá. Portanto, coloque placas de sinalização e de orientação para tornar o ambiente seguro.
8. Tenha uma Loja de Conveniência
O seu posto já tem uma loja de conveniência? Então, está na hora de implantar uma. Isso porque ela facilita a vida de quem está de passagem e procurando por algo para matar a fome ou a sede. Café, chocolate, refrigerante, biscoitos e salgados são alguns dos itens indispensáveis de uma boa loja de conveniência.
Para atrair os consumidores, é essencial manter o estoque de comida e bebidas sempre cheio. Além disso, o ambiente deve ser agradável, limpo e organizado. Ao criar uma loja de conveniência com essas características, a tendência será um aumento no seu número de clientes.
9. Mantenha a limpeza em dia
Não é só a loja de conveniência que deve estar sempre em ordem e limpa. Todo o espaço do posto – incluindo banheiros, bombas e chão – devem ser higienizados com frequência. Sabemos que por ser um espaço aberto, pó e sujeira vinda da rua podem se acumular por lá bem facilmente. Ambientes sujos afastam os clientes.
10. Tenha uma bandeira
Postos com bandeira têm mais credibilidade, o que garante a conquista de mais clientes para o seu posto. Além disso, ser bandeirado significa poder contar com uma assistência especializada para desenvolver todas recomendações mencionadas aqui anteriormente.
Identidade visual, treinamentos, serviços extras (lojas de conveniência, troca de óleo, lava-rápido) e apoio para desenvolver campanhas são algumas das facilidades oferecidas pela Ruff aos seus bandeirados. Ter uma bandeira com a nossa marca é a melhor forma de conquistar mais clientes para o seu posto! Clique aqui conheça todas as vantagens de ser Ruff.
Você tem alguma dúvida sobre como conquistar mais clientes para o seu posto? Deixe a sua pergunta aqui nos comentários!