O Kadett foi um dos grandes clássicos da Chevrolet que marcou época no Brasil. Foram quase 400 mil unidades fabricadas. O modelo chegou ao país em 1989, mas na Europa ele já vinha sendo produzido desde 1936. Ele trouxe duas grandes novidades à indústria automotiva nacional: a produção em série de um veículo com vidros colados (para-brisas e traseiros) e com suspensão regulável a ar.
Esse xodó de muitos motoristas se assemelhava, em alguns aspectos, ao Monza. Dono de um visual moderno para a década de 1990, o Chevrolet Kadett foi produzido, inicialmente, em versões compactas e esportivas. Na verdade, os primeiros modelos misturavam esses dois estilos, unindo o clássico ao que havia de mais moderno. Essa junção e a configuração técnica do Kadett SL/E rendeu a ele, em 1991, o título de carro do ano pela Revista Quatro Rodas.
Kadett GS
Bancos Recaro, volante exclusivo de três raios, computador de bordo, faróis de neblina, teto solar, freio a disco, rodas aro 14 e motor 2.0 são alguns dos itens presentes em um dos do modelos esportivos mais populares do Kadett: a versão GS. Fabricado tanto para ser abastecido com álcool quanto com gasolina, esse veículo alcançava até 185 km/h. Mas, os testes realizados na época pela Quatro Rodas mostraram que era a versão a álcool que tinha um desempenho melhor quando o assunto era velocidade.
Kadett GSi
O GS foi atualizado e se transformou, em 1991, no GSi. Ele foi uma das versões mais sofisticadas do modelo e contava com dois grandes diferenciais: injeção eletrônica e painel eletrônica. Além disso, a Chevrolet manteve os bancos Recaro do GS e incluiu rodas mais modernas e um motor de 121 cv. Para quem quisesse investir um pouco mais, o Kadett GSi também estava disponível em uma versão conversível. Essa novidade chegou ao mercado em 1992 e agregou ao carro um status de alto padrão.
Quanto custava essa belezinha? O GSi valia, aqui no Brasil, entre 29 e 30 mil dólares. Os conversíveis, claro, eram os mais caros. Algum tempo mais tarde, em 1996, a história do GSi chegou ao fim, mas o Kadett ainda continuou sendo produzido por mais dois anos.
Versão Sport e o fim do Chevrolet Kadett
Criado para suceder o GSi, o Kadett Sport foi fabricado entre 1995 e 1997. Ao invés de ser uma versão melhorada de seu antecessor, o novo veículo da Chevrolet veio com algumas configurações inferiores: a potência do carro foi diminuída, a injeção se tornou monoponto e ele perdeu o teto solar e os bancos Recaros. Embora a fabricante tenha justificado que as mudanças foram feitas para reduzir o custo do carro, o valor continuou praticamente o mesmo.
A insatisfação com o Kadett Sport foi geral e as vendas começaram a cair. A Chevrolet ainda lançou algumas atualizações do GL, do GLS e do Sport nesse período, mas o fim do modelo foi inevitável. Em 1998, ele deixou de ser produzido e deu lugar ao Astra.
Os apaixonados pelo Chevrolet Kadett e que possuem um desses na garagem dificilmente conseguem mantê-lo somente com peças originais. As opções são utilizar itens usados ou procurar por peças novas compatíveis. Mas, quem sabe esse modelo querido por tantos não se torne um carro de colecionador e a Chevrolet iniciei uma produção exclusiva de materiais para ele?