A Chevrolet Caravan foi lançada no Brasil em 1974. Ela é derivada direta do Chevrolet Opala, lançado em 1968. Desde o seu lançamento, já estava previsto o lançamento da perua Opala, mas a empresa deu preferência por se concentrar no Chevette.
No final de 1974, a perua Opala foi apresentada como Caravan, notória pelos seus dois motores de 4 e 6 cilindros. Sua popularidade levou à sua escolha como Carro do Ano de 1976, pela Revista Autoesporte, e em 1978 foi lançada a Caravan SS, que trazia o conceito de uma perua com pegada esportiva.
Em 1986, um novo capítulo na história dessa linha foi escrito. A Chevrolet lançou a Caravan Diplomata, com o interior igual ao do Opala Diplomata. Também foram produzidas algumas poucas unidades de uma versão 4 portas da Caravan, sem grande distribuição. O concorrente direto nessa época era o Volkswagen Santana Quantum. A produção do veículo prosseguiu até 1992, quando foi encerrada, juntamente com a produção do Opala.
O seu legado, de unir praticidade a um design mais esportivo, foi levado adiante por modelos mais recentes como o Spacefox e o Palio Weekend, e até hoje a Caravan é um veículo bastante popular tanto entre o público geral quanto entre colecionadores e apreciadores da história do automobilismo brasileiro.