Entre os anos 70 e 80 ela foi sucesso de vendas no Brasil, e nos anos 90 foi eternizada na música dos Mamonas Assassinas. Pode-se dizer que a Brasília foi uma mania nacional que arrebatou o coração de muitos, mas você conhece a história do carro da Volkswagen? Continue a leitura e saiba um pouquinho mais sobre a Brasília (que foi fabricada em outras cores além da amarela)!
Nascimento
Um dos primeiros carros da VW a ser produzido fora da Alemanha, a Brasília foi um pedido do presidente da montadora no Brasil, Rudolph Leiding, e uma homenagem à capital do país. Rudolph desafiou os engenheiros a construírem um carro que seria a nova versão do Fusca, porém produzido para o mercado nacional, com mais espaço interno e aparência contemporânea.
Por este motivo, a Brasília tem o mesmo entre-eixos do Fusca, mas com áreas frontal e interna mais amplas, porta-malas dianteiro com mais capacidade e uma tampa hatchback para o porta-malas traseiro. O motor também era o mesmo do Fusca, montado na parte traseira do carro e com refrigeração a ar.
Os modelos
O modelo de lançamento, em 1973, era equipado com motor 1.6, com um carburador Solex 30 com uma potência de 60 cv. Em 1976, a VW atendeu aos pedidos e aumentou o desempenho e a economia da Brasília, lançando a versão com motor 1.6 e dois carburadores Solex 32, o que aumentou a potência do automóvel para 65 cv com muito mais torque e economia.
Nos anos seguintes, o motor não foi modificado, mantendo o mesmo motor 1.6 de 1976, as mudanças que o carro recebeu foram mais visuais. Em 77 o carro ganhou novos freios, proteção contra impactos, versões monocromáticas e porta-luvas com tampa. Em 1978, aconteceu a única reestilização na carroceria da Brasília, que ganhou um capô dianteiro com dois vincos, para-choque mais largo com ponteiras de plástico e lanternas traseiras maiores e frisadas.
Em 1979 foi lançada a versão LS, considerada topo de linha pela montadora, com algumas alterações para diminuir o ruído do motor. Também foi neste ano que a versão 4 portas foi lançada no Brasil.
Apenas em 1980 foi lançada a versão 1.3 com 49 cv de potência abastecida a álcool. Mas o modelo não fez muito sucesso, o desempenho era muito fraco e não era nada econômico.
Em 1982, a produção da Brasília foi encerrada com mais de 950 mil unidades vendidas em menos de 10 anos de existência do carro!
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