As métricas de vendas são indicadores que apresentam a lucratividade de uma empresa e devem ser usadas para melhorias tanto de produtos, como da equipe de vendas para que os lucros não diminuam. Todo posto de combustível deve levar em consideração ao menos três métricas para aumentar as vendas, e vamos apresentá-las ao longo da matéria. Tome nota!
Imponha metas
Ter metas de vendas definidas com a equipe é essencial para que a lucratividade comece a subir, pois desta forma seus colaboradores saberão que precisarão vender aquele valor para que a lucratividade seja maior do que no mês anterior. Lembre-se de que as metas devem ser estipuladas tanto para o combustível, como para produtos e serviços adicionais do posto!
Se possível, faça programas de incentivo caso a equipe atinja as metas. Por exemplo, coloque três metas a serem atingidas por mês e escolha prêmios para cada valor que for superado. Desta forma, os funcionários se sentirão motivados para contribuir com o crescimento do posto de combustíveis e tudo ficará mais fácil.
Além disso, incentive os colaboradores a oferecerem outros produtos e serviços quando um cliente quiser apenas abastecer. Elabore junto a eles estratégias para abordagem, como salientar para o cliente que aquele serviço vai garantir a segurança dele.
Conheça o ticket médio
O ticket médio é o valor médio que cada cliente gasta no seu posto de combustível. Para calcular é simples, basta dividir quanto o posto vendeu pelo número de clientes que comprou. Por exemplo, se em um dia o caixa fechou com R$ 5.000,00 e você recebeu 500 clientes no posto, a média de compra de cada cliente é de R$ 10,00.
Mas para que é importante saber este valor? Para você encontrar estratégias de fazer este número aumentar e, consequentemente, subir a lucratividade do posto de combustível. As ações podem envolver descontos em produtos ou serviços adicionais, promoções para incentivar os clientes a gastarem mais e, outra vez, estimular a equipe a vender mais por meio de prêmios e bonificações.
De olho no vizinho
A análise de concorrência não deve ser limitada apenas para quando você vai inaugurar o posto de combustível. Ela deve ser um hábito para nortear as suas estratégias de vendas também.
Avalie os pontos fracos de seus concorrentes e se neste tipo de serviço o seu posto é mais efetivo, também coloque na balança as melhorias que o seu negócio pode fazer para se destacar em meio à concorrência.
Adotando estas métricas de vendas, seu posto de combustível irá continuar sempre lucrando!