Uma das exigências das montadoras ao aumentar a garantia dos carros zeros é a revisão periódica. Caso o proprietário opte por não fazer as revisões, acaba perdendo o benefício. Por isso, se você pretende comprar ou comprou um carro novo e não quer perder a garantia, esteja atento quando for até a concessionária para evitar uma conta extra, uma vez que, nem todas as limpezas, correções ou trocas são necessárias com tanta freqüência. Confira abaixo quais itens necessitam ou não de revisão regular.
1- Alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km
Responsável pelos ajustes de divergência e convergência das rodas, o alinhamento precisa ser realizado com maior freqüência para manter a distribuição da massa do pneu e da roda (o que evita trepidações) equilibrada. Se as correções não ocorrerem podem ocasionar a diminuição da vida útil dos pneus e o aumento do consumo de combustível.
2 – Espelhamento ou cristalização da pintura antes dos 20 mil km
A aplicação da resina protetora, conhecida como espelhamento ou cristalização, é indicada para carros com pintura manchada ou sem brilho. Como todo veículo sai de fábrica com uma camada suficiente para dar brilho e proteger a pintura, realizar um enceramento a cada 2 meses é suficiente antes do carro rodar os 20 mil km.
3- Limpeza dos bicos injetores antes dos 30 mil km
O filtro de combustível segura 98% das impurezas, por este motivo não há necessidade da limpeza antes dos 30 mil km. Mas é preciso estar atento, se o carro for abastecido com gasolina adulterada ou com a mistura de etanol e álcool anidro, o funcionamento do motor pode sofrer interferência.
4- Correção de cambagem
Esta correção é necessária quando as rodas dianteiras são forçadas na guia, quando ocorre uma colisão dianteira ou ainda, quando o motorista passa por um grande buraco. Por este motivo, ela não é tão comum quando o alinhamento e pode ser feita esporadicamente.
5- Substituição das velas a cada 20 mil km
É preciso trocar as velas de ignição mesmo que o carro não falhe. As faíscas produzidas perdem a intensidade e deixam de queimar parte do combustível que vai para a câmara de combustão, conseqüentemente, o consumo aumenta e a potência diminui. Vale lembrar que a consulta ao manual do proprietário é essencial, alguns carros podem exigir a troca aos 80 mil km.
6- Aditivo no óleo do motor
O óleo indicado pelo fabricante já possui os aditivos necessários para que o motor tenha um bom funcionamento. A necessidade de limpeza interna com aditivos é indicada quando algum tipo de contaminação ou a troca de óleo não foi feita no prazo correto.
7- Descontaminação do motor
Caso o filtro de ar, combustível e óleo tenham sido substituídos nos prazos estabelecidos no manual, não há necessidade da descontaminação antes dos 30 mil km. Com exceção do proprietário que usou combustível adulterado ou costuma rodar em estradas de terra, nesses casos é preciso antecipar o serviço.
8- Higienização do ar-condicionado
É importante fazer a manutenção a cada 10 mil km, pois o ar-condicionado costuma alojar fungos e bactérias com o passar do tempo. Para evitar que isso aconteça, é preciso higienizar os dutos e substituir o filtro.
9- Colocar aditivo na água do radiador
O uso do aditivo protege da corrosão as peças metálicas que entram em contato com a água e prolonga a vida útil dos sensores de temperatura, válvulas termostáticas e sensores térmicos. Além disso, problemas nos sistemas de arrefecimento podem acontecer devido à falta do uso de aditivo. É preciso ressaltar que para carros novos, é suficiente complementar com aditivo a água do radiador apenas nas revisões.
10- Substituir o fluido de freio a cada 20 mil km
É necessário, pois se o fluido não for substituído no tempo indicado peças como cilindros de rodas, pinças de freio (onde se encaixam as pastilhas) e o cilindro mestre (câmara de pressão que alimenta os freios das quatro rodas) podem sofrer com a oxidação (ferrugem).