Todo mundo já passou por algum aperto quando o carro se comportou de forma estranha ou parou de funcionar. Para isso, ter um profissional e uma oficina mecânica de confiança é fundamental para evitar gastos desnecessários e uma futura dor de cabeça. Quanto menos entendemos sobre determinado assunto, maior será a nossa insegurança para tomadas de decisões. Mas não se preocupe, abordaremos algumas dicas para você.
Em um primeiro contato com a oficina, procure observar a organização e a limpeza do local: ferramentas e utensílios organizados, local específico para a sucata ou tambores para coleta de óleo queimado são pontos positivos para o prestador de serviços. A presença de um espaço diferenciado, limpo e bem iluminado para a execução de serviços mais complexos, como análise de um circuito eletrônico, também é bem-vinda.
Devido ao fluxo de consertos, é fundamental que a oficina tenha um histórico dos serviços realizados para cada carro que é reparado. Com o controle sobre as manutenções, é possível identificar rapidamente as condições mecânicas do carro e prevenir futuros problemas: uma possível troca de óleo que se aproxima ou a substituição de uma correia dentada.
Para facilitar a sua vida e a vida do mecânico, mostre onde está o defeito. Dê uma volta de carro junto com algum funcionário da oficina e indique qual é o barulho e em que situação ele se apresenta – correndo, parado, subindo ou virando. Se o problema foi encontrado e o orçamento foi feito, não se esqueça de questionar a origem das peças a serem substituídas – elas podem ser originais da montadora, peças de reposição do mesmo fabricante, de mercado paralelo ou peças recondicionadas.
Se a oficina colocou as peças substituídas no seu porta-malas sem você pedir, fique feliz. Ela está demonstrando que efetivamente realizou o serviço e que você poderá levar a peça substituída para outro profissional atestar ou não a necessidade da troca. Nas concessionárias, siga as mesmas dicas acima; se não estiver satisfeito, procure outra no manual do proprietário do seu carro.
É sempre interessante pesquisar e consultar sites de reclamações. Digite o nome da oficina, da concessionária ou montadora e verifique como elas administram as insatisfações de seus clientes. Existem empresas que demonstram total desinteresse em dar alguma satisfação e também clientes que procuram todo e qualquer tipo de vantagem em garantia e benefícios. Por via das dúvidas, mantenha uma posição neutra: analise os casos com cuidado e procure indicações confiáveis de conhecidos e amigos.