Alguns itens importantes e simples da manutenção do carro são esquecidos e acabam gerando mais gastos para o proprietário, já que trocar as peças nos prazos recomendados pelas montadoras interfere diretamente no consumo do veículo. Continue lendo o post e conheça os 10 pecados cometidos pelos motoristas que pesam no bolso. Anote as dicas e evite prejuízos!
1 – Velas – Responsável por introduzir a energia de ignição na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível, as velas devem ser trocadas rigorosamente nos prazos que manda a montadora, ou seja, entre 15 mil a 100 mil quilômetros.
2 – Filtros – Os filtros de ar, óleo e combustível são fundamentais para o funcionamento correto do motor. Eles também devem ser trocados rigorosamente nos prazos recomendados pela fabricante do veículo. Filtros de ar e combustível vencidos interferem diretamente na mistura de ar e combustível do carro, o que faz você ir mais rapidamente ao posto abastecer.
3 – Combustível batizado – Gasolina com querosene ou álcool com água vão interferir diretamente na média de combustível, além de comprometer outras peças do sistema de injeção. Abasteça sempre em locais com selo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
4 – Pneus – Pneus com pouco ar interferem diretamente no desempenho e no gasto de combustível. A calibragem deve ser feita a cada 15 dias, obedecendo exatamente às recomendações da montadora para os pneus dianteiros e traseiros, conforme a lotação do veículo.
5 – Alinhamento – Realizar o alinhamento das rodas é importante. Carros desalinhados exigem maior esforço do motor e, consequentemente, mais combustível é puxado do tanque. O alinhamento deve ser feito em todas as revisões ou, no máximo, a cada 10 mil quilômetros.
6 – Adaptações – Engenheiros gastam anos projetando um carro para que ele tenha o melhor desempenho possível e menor consumo com as peças originais. Por isso, pneus fora da medida, por exemplo, aumentam o gasto de combustível. Colocar aerofólios e suportes que interferem na aerodinâmica do carro também prejudica o rendimento do veículo.
7 – Escapamento – Rodar com escapamento furado pode provocar falhas e aumento do consumo. Isso acontece porque o funcionamento dos motores é influenciado pela chamada taxa de contrapressão dos gases. Se alguma peça do escapamento está danificada, há uma mudança nessa taxa, o que pode provocar falhas na marcha lenta, resultando em maior consumo de combustível.
8 – Embreagem – Se você tem o hábito de andar com o pé na embreagem, esqueça: isso irá desgastar o sistema. Quando a embreagem patina, ocorre perda na transmissão de potência entre o motor e as rodas e isso também faz aumentar o consumo.
9 – Freios – Rodas travadas ou com algum tipo de atrito errado no freio interferem no rendimento do carro. O motor precisa fazer mais força para rodar e, claro, vai necessitar de mais álcool ou gasolina. Os freios dos carros devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros.
10 – Arrefecimento – Todos os motores têm uma temperatura ideal de funcionamento. Se trabalham superaquecidos, perdem potência, o que gera aumento no consumo. É fundamental sempre trocar o aditivo do radiador no prazo recomendado pelas montadoras e revisar todo o sistema de arrefecimento como mangueiras, válvula termostática e interruptores.