(foto: Estadão)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo por males causados pela poluição. Para controlar e melhorar a qualidade do ar, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou resolução que considera infração grave a emissão de certos poluentes. O principal objetivo é fiscalizar veículos movidos a diesel, principalmente a frota antiga de caminhões e ônibus.
Dados da Agência Nacional de Transportes (ANTT) mostram que 870 mil caminhões que circulam pelo país têm idade média de 17 anos. E, segundo o Departamento de Trânsito (Detran-SP), mais de 186 mil caminhões que rodam em São Paulo têm idade acima de 30 anos.
As novas regras começam a valer a partir desse mês (junho/2013), elas são válidas para veículos que poluem acima dos limites previstos por lei e prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na carteira e retenção do veículo. A fiscalização será realizada por qualquer órgão de trânsito (Detrans e Polícia Rodoviária Federal).
A Federação dos Caminhoneiros Autônomos aprova a iniciativa e decidiu preparar os motoristas para a fiscalização. A entidade comprou aparelho que mede a emissão de poluentes dos caminhões e informa o condutor sobre o estado do veículo. Para testar, os técnicos instalam um tubo no escapamento e verificam as emissões de acordo com a aceleração do motor. Um computador faz uma análise e emite laudo que aprova ou reprova o caminhão.
Óleo S10
A indústria de combustíveis também está preocupada com o meio ambiente. A partir de janeiro desse ano, o óleo diesel S10 começou a ser comercializado nos postos. Esse novo produto possui menor teor de enxofre e emite menos partículas nocivas na atmosfera.
Saiba mais sobre a implantação do produto e os resultados positivos do S10 no mercado.