Outubro ainda não acabou, mas já pode ser considerado um mês especial para as indústrias e concessionárias de caminhões. A primeira quinzena do mês registrou alta nos emplacamentos dos veículos.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 5666 unidades, um aumento de 12,2% comparado à quinzena de setembro. De acordo com a federação, os números podem ser reflexos da liberação de novos financiamentos do BNDES/Finame, com juros de apenas 2,5% ao ano, aprovados pelo governo. A queda dos juros provocou um adiamento das vendas. Os compradores precisaram refazer contratos para aproveitar a taxa menor. Antes, os juros eram de 5,5% ao ano.
O mercado de veículos pesados não manteve o mesmo rendimento em relação aos ônibus. Na primeira quinzena de outubro, foram emplacadas 1084 unidades, uma queda de 9,5% comparada aos números do mês anterior. Nesse caso, acredita-se que também houve postergação dos contratos de financiamento, já que os juros baixos para compra foram aprovados um mês depois do que ocorreu com os caminhões.
Apesar disso, as indústrias e as concessionárias comemoram os resultados positivos das vendas de caminhões. Uma ótima notícia para a economia e para os donos de postos de combustíveis. O aumento da frota deve elevar também o consumo de diesel S-50.