Em nossa última publicação explicamos porque o Brasil precisa importar cada vez mais gasolina. O aumento da demanda, a diminuição da mistura de etanol na gasolina de 25% para 20% e os problemas com etanol no país, são só alguns dos motivos que influenciaram nesse aumento de importação. Algo que também tem influenciado nessas previsões é o fato da demanda de outros derivados também ter aumentado em 6,6%, unido ao aumento do consumo de gasolina em 10%.
Frisamos ainda, que essa tendência pode seguir por vários anos até a situação de abastecimento no Brasil se estabilizar. Com isso já esse ano podemos perceber a enorme diferença nas importações, uma vez que a estimativa de importação média é de 30 mil barris por dia de gasolina. Sendo que em 2010 foram importados cerca de 7 mil barris por dia, fazendo com que o aumento desse ano seja de 300%. É previsto que o total de litros comprados ficará entre 600 e 800 milhões.
Esse considerável aumento já resultou em algumas mudanças do governo, como por exemplo, a redução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Esse tributo sobre a importação e comercialização de petróleo, GNV e derivados, caiu para 192,6 reais por metro cúbico, no caso da gasolina, em relação aos 230 reais estabelecidos em 2004.
Essas grandes mudanças podem ser apenas o começo e também uma prévia de como serão os próximos anos em relação ao abastecimento do país. Nós devemos continuar observando esses detalhes, para estarmos preparados para qualquer situação no futuro. Temos falado bastante sobre a situação do etanol no blog da Ruff, porém a questão de abastecimento ocorre por diversos motivos e não está apenas relacionado a esse bicombustível. Por isso, podemos observar ações em diversas áreas, como na importação e refino de gasolina.