Como fazer a contabilidade de um posto de combustível?

A gestão eficiente de um estabelecimento comercial envolve inúmeros fatores para atingir o sucesso.

Todas as atividades inseridas no processo devem ser realizadas com muito profissionalismo e conhecimento.

Dessa forma, será possível mitigar os riscos, principalmente em áreas que exigem maior controle, como o setor financeiro.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos elencar para você informações relevantes sobre como fazer a contabilidade de um posto de combustível.

Confira!

É preciso cuidar do seu investimento

Abrir um posto de combustível é de fato um investimento positivo e capaz de gerar ótimos frutos financeiros e profissionais.

Dedicar-se a uma atividade que atende um mercado tão movimentado como o de automóveis possibilita abranger um grande leque de consumidores e demandas.

Como assim?

Em nossas dicas sobre postos de combustíveis, sempre salientamos a importância de oferecer qualidade no atendimento — algo primordial para qualquer estabelecimento comercial — e serviços diferenciais que proporcionam aos consumidores experiências satisfatórias e surpreendentes.

Um exemplo claro é um posto com uma loja de conveniência completa. Oferecer qualidade nos combustíveis e nos serviços de manutenção de veículos é o que o cliente espera encontrar e o que provavelmente o levou até o estabelecimento.

Ter em um posto de combustível um ambiente capaz de oferecer pequenas refeições e itens básicos de consumo como tabaco, bebidas, gelo, entre outros, surpreende o consumidor e aumenta consideravelmente as chances dele retornar ao estabelecimento.

E a fidelização, como sabemos, é um dos itens primordiais para o sucesso de qualquer negócio.

Entretanto, outro item tão importante e desafiador quanto a prestação de serviços de qualidade e a fidelização de clientes, é a gestão financeira de seu estabelecimento.

Isso porque é através dela que itens como controle de gastos, gerenciamento de estoque, cumprimento com as taxas de tributação e fluxo de caixa são feitos.

Vamos entender a importância de uma boa gestão financeira e como fazer a contabilidade de um posto de combustível de maneira eficiente?

Uma gestão que pode decidir o futuro do seu negócio

A gestão financeira em um posto de combustível — independentemente da quantidade de produtos que ele ofereça — é o principal fator que determinará ou não sua perpetuação.

Ou seja, de nada adianta oferecer serviços de qualidade e experiências satisfatórias se não houver controle e atenção para garantir saúde financeira e capital capazes de perpetuar o estabelecimento.

E para garantir uma boa gestão financeira, não há segredos: é preciso aplicar uma boa contabilidade.

Através da contabilidade, você consegue, entre outras coisas:

  • Manter em dia a agenda de pagamentos de seus fornecedores e colaboradores;
  • Calcular corretamente os impostos;
  • Gerenciar de maneira efetiva o seu estoque de produtos;
  • Controlar o fluxo de caixa.

A importância da agenda de pagamentos

A agenda de pagamentos é o item primordial quando falamos sobre contabilidade em postos de combustíveis. Isso porque ela engloba todas as etapas de funcionamento do estabelecimento — colaboradores, fornecedores e tributos.

O pagamento em dia e de maneira correta dos colaboradores é obrigatório e pode ser, inclusive, passível de processos judiciais caso não seja feito adequadamente.

Além disso, faltar com esse compromisso financeiro junto à equipe pode causar insatisfação, faltas, mau desempenho e muitos outros fatores prejudiciais.

Com os fornecedores, o princípio é o mesmo. É fundamental pagar em dia e corretamente os produtos e/ou serviços fornecidos para que não ocorram problemas de abastecimento e também para garantir a qualidade do estabelecimento.

Por fim, os pagamentos referentes aos tributos e às taxas fiscais devem ser seguidos à risca. A falta ou o atraso podem levar o estabelecimento a interdição.

Cálculo dos impostos

Calcular de maneira equivocada os impostos é outro item que pode trazer sérios danos e prejuízos aos postos de combustíveis.

Para que os cálculos sejam feitos de maneira correta e evitem processos e autuações, é fundamental se atentar à emissão das notas fiscais. Uma dica valiosa é automatizar esse processo através de softwares de gestão, que facilitam o controle e diminuem consideravelmente a chance de erros e/ou incorrência.

Gerenciamento de estoque

Gerenciar de maneira efetiva o estoque de produtos evita prejuízos como perdas de combustível e desperdício de itens básicos, caso haja uma loja de conveniência em seu estabelecimento.

Imagine o constrangimento do consumidor ao chegar em um estabelecimento e não encontrar o combustível que deseja. É, provavelmente, uma certeza de não retorno e não recomendação.

A contabilidade aqui auxilia no controle de entrada de produtos, de quantidade de itens, de projeções para novos pedidos e compras, a fim de evitar descartes desnecessários, o que impacta diretamente na saúde financeira do estabelecimento.

Fluxo de caixa

Falta de atenção ou descontrole com o fluxo de caixa são erros bastante comuns e bem prejudiciais em postos de combustíveis.

Devido ao dinamismo do cotidiano, que apresenta vendas agregadas — combustível, tabaco e chocolate, por exemplo — e variadas formas de pagamento, o fluxo do caixa pode se perder e comprometer o fechamento do dia e consequentemente do mês, impactando diretamente nos valores de compra, venda e lucro do negócio.

Outro equívoco que acontece bastante é a interferência do dono e/ou gestor do estabelecimento no fluxo do caixa, realizando sangrias — retiradas de grandes quantias de dinheiro por questões de segurança — ou “empréstimos momentâneos” para uso pessoal.

A contabilidade auxilia através de um controle minucioso, feito preferencialmente mais de uma vez por dia.

Um fluxo de caixa desorganizado, compromete a compra de novos produtos, o pagamento das obrigações e também o gerenciamento do estoque.

Ou seja, um erro comum e aparentemente simples, mas que pode comprometer todo um trabalho sério e desencadear outras situações ainda mais prejudiciais.

Isso faz com que a gestão financeira seja imprescindível.

Mas como aplicar de maneira eficiente a contabilidade em um posto de combustível?

Contador mostra ao dono do estabelecimento como fazer a contabilidade em um posto de combustível

Contar com o trabalho de um profissional é a melhor resposta sobre como fazer a contabilidade em um posto de combustível.

Invista em um trabalho profissional

Para aplicar de fato uma contabilidade eficiente em seu posto de combustível — ou em qualquer negócio — é fundamental buscar a assessoria de um contador — profissional especialista em assuntos contábeis.

Por mais que possa existir boa noção a respeito de controle e gerenciamento financeiro por parte do proprietário e/ou gestor, existem questões técnicas, como as taxas de impostos e tarifas fiscais que podem não ser de seu conhecimento. Ou então, técnicas para gerenciamento de estoque ou de fluxo de caixa que permitem resultados melhores em comparação aos atuais.

A presença de um bom contador garante, além de profissionalismo, vantagens como:

  • Conhecimentos técnicos e específicos capazes de melhorarem o seu estabelecimento como um todo;
  • Cumprimento total de todas as legislações e compromissos fiscais necessários;
  • Otimização de lucros com planejamentos tributários;
  • Aprimoramento na folha de pagamento dos colaboradores e fornecedores.

Qual tipo de contador contratar?

Quando for buscar um profissional para aplicar uma contabilidade eficiente em seu estabelecimento, opte por aqueles que têm experiência em atuação com postos de combustível.

Isso porque esse setor possui diversas normas, leis e obrigações que o tornam particulares quando comparados a outros comércios, e ter um contador ambientado faz toda a diferença.

Caso não seja possível, certifique-se apenas de que o contador escolhido tenha realmente conhecimento e experiência com contabilidade estratégica para comércio.

Ruff: credibilidade e confiança

Há mais de 25 anos atuando no mercado nacional, a Ruff é uma distribuidora de combustível consolidada e referência em qualidade e atendimento.

Temos como princípio e base de atuação o respeito aos clientes, parceiros, consumidores, colaboradores e meio ambiente.

Para conhecer mais a respeito de nosso trabalho, siga a Ruff nas redes sociais e veja também as principais notícias sobre o mercado de combustível e as principais informações a respeito do mercado automobilístico.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco que retornaremos o mais breve possível.

Ruff, energia para superação.

 

2021-07-30T10:31:53-03:002 de agosto de 2021|Dicas e Cuidados, Ruff|
Precisa de ajuda?