A definição da distribuidora de produtos para loja de conveniência está entre os desafios e etapas presentes no planejamento para um posto de combustível de sucesso.
É preciso oferecer um mix de produtos que atenda diferentes perfis que chegam até sua loja, sempre priorizando pela qualidade e diversificação.
Preparamos este conteúdo com dicas para que você consiga escolher corretamente sua distribuidora e garanta a satisfação de seus clientes.
Conveniência faz toda a diferença
Em nosso artigo de fevereiro, abordamos as principais maneiras de se fidelizar um cliente em postos de combustíveis e um dos itens primordiais dessa lista é a oferta de uma boa loja de conveniência.
Afinal, há sempre os que buscam por pequenas refeições, bebidas, gelo, tabaco, entre outros.
Aliar uma área de consumo — interna e/ou externa — à loja de conveniências aumenta ainda mais as chances de fidelização.
Mas, como saber quais produtos escolher para oferecer uma boa variedade e consequentemente garantir mais vendas?
Entre outras coisas, ter uma boa distribuidora de produtos faz toda a diferença nesse processo.
Por isso, no artigo de hoje, vamos te explicar como escolher uma boa distribuidora de produtos para a sua loja de conveniência.
Qualidade é fundamental
Não é segredo para ninguém que para o sucesso de qualquer negócio, é preciso oferecer qualidade. É importante ressaltar que qualidade e preço alto não são sinônimos e podem muito bem caminhar separadamente.
Ou seja, é possível oferecer produtos selecionados e que sejam acessíveis para grande parte de seus clientes.
Quando falamos de qualidade de produtos em lojas de conveniência de postos de combustíveis, estamos falando, necessariamente, de um mix de produtos.
Como assim?
Imagine que um cliente entre na loja de conveniência de seu posto procurando um determinado produto e você não o tenha para oferecer. É uma grande frustração para ele que, sem dúvida, irá procurar no estabelecimento concorrente.
Com uma boa variedade de produtos, você evita frustrações, fideliza clientes e aumenta o ticket médio de seu estabelecimento.
Mas lembre-se: loja cheia de produtos não significa lucro. Se não houver planejamento e estudo, a probabilidade do seu estoque lotar é muito alta.
Conheça seus clientes
O principal estudo que deve ser feito antes de definir a distribuidora de produtos para loja de conveniência de seu posto é o total conhecimento dos hábitos de consumo de seus clientes.
Isso pode ser feito de variadas maneiras.
Um atendimento personalizado permite entender os gostos e as necessidades de cada pessoa que entra em sua loja.
Após cada atendimento, preencher um cadastro para uso pessoal da equipe de vendas permite analisar o que mais é buscado e, assim, começar a planejar novos produtos ou diferentes marcas.
Com isso, a probabilidade de converter uma visita em uma venda aumenta consideravelmente.
Outra dica valiosa é sempre oferecer mais do que o cliente busca.
Vamos supor que uma pessoa entrou em sua loja buscando tabaco. Ela precisará de fogo para acendê-lo, certo? Então, é imprescindível ofertar a ela um isqueiro.
Agregar produtos em sua venda ajuda a aumentar o ticket médio, que é uma das métricas mais importantes para você avaliar resultados e pensar em novas estratégias.
Quais os produtos mais vendidos?
Essa etapa também é de total importância. Afinal, antes de definir a distribuidora de produtos para loja de conveniência é preciso entender quais têm mais saída.
O estudo dos hábitos de consumo de seus clientes auxilia bastante no momento de definir o seu mix de produtos.
Contudo, existe uma seleção de categorias que não podem faltar em hipótese alguma e que sempre têm bom fluxo de venda:
Bebidas
Elas estão entre os principais itens em uma loja de conveniência e provavelmente terão um maior volume de venda.
Tanto as bebidas não alcoólicas, como águas, chás, sucos, refrigerantes e achocolatados, quanto as bebidas alcoólicas são extremamente procuradas pelos clientes.
Para escolher uma boa distribuidora de bebidas, avalie aspectos como:
Marcas disponíveis para compra;
- Preço de todas as unidades (garrafas, caixas, fardos, vasilhames);
- Se a empresa fornece bebidas alcoólicas e não alcoólicas, pois é mais econômico comprar tudo da mesma distribuidora;
- Qualidade dos lotes que serão vendidos em sua loja (validade, data de fabricação e etc.).
Jamais venda bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. É proibido por lei.
Tabacos
Os tabacos — naturais e industrializados — são itens que também têm ótima margem de venda.
Para escolher uma boa distribuidora, avalie aspectos como:
- Marcas disponíveis para compra;
- Preço de todas as unidades (maços, box, saquinhos, caixinhas e etc.)
- Qualidade dos lotes que serão vendidos em sua loja (validade, data de fabricação e etc.).
Importante: a venda de tabacos para menores de 18 anos também é proibida por lei.
Doces
Os doces costumam ser itens complementares dentro das compras em lojas de conveniências, mas, nem por isso, são menos importantes.
Produtos como chocolates, chicletes, drops e outras guloseimas sempre garantem boas vendas, principalmente com a criançada.
Como quase sempre são vendas agregadas, uma ótima dica é deixar esses itens próximos aos locais de pagamento e/ou bem destacados nas prateleiras.
Para definir uma boa distribuidora, avalie aspectos como:
- Marcas disponíveis para compra;
- Variedade de produtos oferecidos (chocolates, chicletes, balas, entre outros);
- Preço de todas as unidades de cada doce;
- Qualidade dos lotes que serão vendidos em sua loja (validade, data de fabricação e etc.).
Carvão e gelo
As lojas de conveniência de postos de combustíveis geralmente salvam os clientes que buscam carvão e/ou gelo fora do horário comercial.
Ter esses itens sempre disponíveis com certeza garantirá bons números em vendas.
Para escolher uma boa distribuidora, avalie aspectos como:
- Se o produto é filtrado (no caso do gelo, somente o filtrado pode ser consumido);
- Preço de todas as unidades;
- Marcas disponíveis.
Salgados
Muitos clientes procuram as lojas de conveniência para fazerem pequenas refeições.
Por isso, apostar em salgados e salgadinhos — os snacks — é uma ótima estratégia para alavancar a venda em sua loja.
Alimentos congelados também podem ser interessantes na composição de seu mix.
Para definir uma boa distribuidora, avalie aspectos como:
- Qualidade dos salgados fritos e assados;
- Preço dos pacotes de salgadinhos;
- Marcas dos salgadinhos;
- Qualidade dos lotes que serão vendidos em sua loja (validade, data de fabricação e etc.).
Itens de higiene
As lojas de conveniência também são procuradas para socorrer os consumidores na falta de algum item de higiene, principalmente em viagens, como escovas de dente, papel higiênico, entre outros.
No momento de decidir qual a distribuidora ideal, avalie aspectos como:
- Preço e durabilidade dos produtos;
- Confiabilidade das marcas.
Itens sazonais e itens secundários
Os itens mencionados até aqui são os que têm maior volume de venda em uma loja de conveniência.
Contudo, caso você queira melhorar ainda mais a experiência oferecida a seus clientes, seria interessante apostar também em produtos sazonais, como ovos de páscoa, e produtos secundários, como acessórios para celulares.
Trabalhar com itens sazonais te permite atrair ainda mais clientes. Imagine, por exemplo, itens especiais para o Dia das Mães? Teria um ótimo fluxo de vendas e com certeza surpreenderia sua clientela.
Itens secundários também podem gerar muita venda. Cafés e bebidas quentes no inverno ou sorvetes no verão sempre atraem mais pessoas.
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