Os diferentes tipos de combustíveis comercializados no país

São comercializadas variados tipos de combustíveis no Brasil, e diante de tantas ofertas, muitos consumidores não sabem suas funções básicas e seus diferenciais, acabando por não conhecer as diferentes vantagens de certos combustíveis e qual é o melhor para seu automóvel. Focados no interesse de nossos clientes e parceiros sobre o assunto, decidimos apresentar os principais tipos de combustíveis comercializados no país.

Biodiesel: Definido como um combustível biodegradável que é derivado de fontes renováveis, sua produção é feita a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais. O biodiesel tem diversas opções de matéria-prima como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso, soja, entre outras. Com diversas opções, seu processo de produção pode ser feito através do craqueamento, da esterificação ou da transesterificação, esse último é o mais utilizado. Podendo substituir totalmente ou em parte o óleo diesel, ele pode ser utilizado puro (B100) ou em mistura de qualquer proporção. Atualmente, é obrigatória a mistura de diesel A com 5% (B5) de biodiesel para comercializar no mercado brasileiro, afinal o biodiesel puro não é vendido para o consumidor final.

Etanol: Sendo o combustível comercializado há mais tempo no Brasil, é produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar. Como existe mais de um tipo de etanol no mercado, sua função varia.

Etanol Anidro: É misturado com a Gasolina A para produzir Gasolina C. Sua aparência de comercialização é alaranjada, por ser obrigatória sua venda com corantes para que não seja confundido com o Etanol Hidratado. Essa composição também não é comercializada para o consumidor final.

Etanol Hidratado: Utilizado como combustível em veículos movidos a etanol e de motor flex, sua aparência é límpida e incolor.

Óleo Diesel: Derivado do petróleo e produzido em refinarias, o diesel é o combustível automotivo mais comercializado no país, sendo assim suas propriedades são destinadas aos motores ciclo Diesel.

Óleo Diesel A: Através do refino do petróleo e processamento de gás é produzido o Diesel puro, ou seja, que não possui adição de biodiesel. É vendido para as distribuidoras para então ser misturado ao biodiesel e assim comercializado. Sua venda é feita com as composições S1800 e S500, já a do S50 será obrigatória a partir de 2012 e a do S10 em 2013. A diferença entre eles é o teor de enxofre, quanto menor seu teor menos poluente ele é, por exemplo o S1800 representa uma composição de diesel com o teor máximo de 1.800 mg/kg. Sua comercialização não é feita para o consumidor final.

Óleo Diesel B ou Comum: Ele pode ser utilizado em qualquer veículo com motor ciclo Diesel. Sua produção é feita a partir da mistura de Diesel A com Biodiesel que por lei deve ter apenas 5% de biodiesel (B5). Também é comercializado como S1800 e S500 e assim como a versão A nas composições S50 (vendido atualmente para frota cativa de ônibus em algumas regiões metropolitanas)e S10 passarão a ser vendidos obrigatoriamente em 2012 e 2013.

Óleo Diesel B Aditivado: Sua diferença em relação ao diesel comum é que possui aditivos. Dentre eles são utilizados detergentes/dispersantes, anti-espumante, anti-corrosivo, e demulsificante.

Gás Natural Veicular: É um gás encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, em geral, acompanhado por petróleo o que constitui um reservatório. Formado predominantemente por metano CH4, seu consumo é considerado como um dos mais limpos e por isso é um dos combustíveis mais favoráveis ao meio ambiente.

Gasolina: Esse combustível é produzido em refinarias utilizando o petróleo como matéria-prima.

Gasolina A: Produzida pelas refinarias ou petroquímicas a gasolina A é pura, ou seja, não possui etanol em sua composição. Como no país a comercialização de gasolina misturada é obrigatória, a gasolina pura não é utilizada em automóveis. Sua comercialização é feita apenas para as distribuidoras.

Gasolina Comum ou C: Sendo a mais utilizada por automóveis de passeio no Brasil, a Gasolina Comum é produzida a partir da mistura de Gasolina A com Etanol Anidro, sendo que o anidro deve obrigatoriamente compor apenas 25% da mistura. Sua aparência vai de incolor a amarelada.

Gasolina Aditivada: Sua única diferença da Gasolina Comum é que possui a presença de detergentes/dispersantes em sua mistura. A adição de corantes para que fique com a aparência esverdeada é obrigatória, com a intenção de diferenciá-la dos outros tipos.

Nossa intenção ao apresentar os tipos de combustíveis é de facilitar a escolha do cliente no momento de abastecer seu automóvel. Como explicamos as propriedades e especificidades de cada produto fica cada vez mais fácil do consumidor utilizar seu conhecimento para optar por um combustível mais econômico, que causa menos poluição e até entender de que formas um combustível pode ser adulterado.

Se você for empresário dono de postos poderá utilizar essas informações a seu favor selecionando quais combustíveis comercializar de acordo com sua demanda e localização. Você ainda poderá garantir combustíveis de qualidade a seus clientes ao conhecer exatamente como combustíveis de qualidade devem ser.

2011-03-01T10:33:00-03:001 de março de 2011|Ruff|
Precisa de ajuda?