Diesel S10 tem aumento de volume no mercado

A inserção do óleo diesel no mercado já conta com bons números, aproximadamente 15% do volume total vendido no país é do produto. Essa porcentagem aponta que no primeiro trimestre foi comercializada uma média de 1,9 bilhão de litros de S10. Em março, por exemplo, foram 692 milhões de litros.

Seguindo as determinações do governo, o combustível já está no mercado desde o dia primeiro de janeiro de 2013. Ele está disponível em 17 pólos de distribuição em todo o país, que englobam 10 postos que vendem esse produto.

O mercado indica que até o final do ano o volume mensal de venda do diesel S10 será o dobro da quantidade registrada no começo do ano, ou seja, dos 613 milhões vendidos. O Brasil terá posição de destaque devido à utilização desse combustível menos poluente unida à adaptação dos veículos com o novo motor “ciclo diesel”. Essa nova política mostra nossa maturidade em relação ao abastecimento de combustíveis e às exigências ambientais.

Essa quantidade foi atingida com facilidade, pois os postos de revenda que já comercializavam o diesel S50 começaram a oferecer o S10 a partir do primeiro dia do ano. Isso ajudou a evitar que os clientes não encontrassem pontos de venda para esse novo combustível.

Relembre:

• As mudanças na composição do óleo diesel foram previstas de acordo com as medidas do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e atende à Resolução ANP nº 65, de 09/11/2012.

• A substituição do diesel S50 pelo S10 (10 ppm  de enxofre) visa diminuir o impacto ambiental com a redução da emissão de poluentes.

• O diesel S50 foi introduzido no mercado de forma gradativa desde 2009, mas somente em 2012 sua distribuição se tornou obrigatória.

• Em 2012, os agentes econômicos que fazem parte da cadeia logística do setor combustível trabalharam em conjunto para possibilitar a transição para o S10 sem gerar problemas de abastecimento ao consumidor.

Essas notícias são muito boas, pois notamos que a implementação das medidas previstas foi eficaz. Se você tem alguma dúvida sobre essa mudança, pergunte para gente nos comentários!

Fonte: Ministério de Minas e Energia

2013-05-22T11:54:00-03:0022 de maio de 2013|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?